Saíra-amarela: origem, características, reprodução, alimentação e canto
O saíra-amarela (Tangara cayana) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, conhecido também como saí-amarelo, guirapereá, saíra-cabocla, sanhaçu-macaco, sanhaço-íris, etc.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O saíra-amarela está presente em vários países da América do Sul, a ave chega a medir 15 centímetros com um peso de aproximadamente 15 gramas.
Origem
O saíra-amarela ocorre em países como Brasil, Peru, Argentina, Venezuela, Paraguai, entre outros.
Características do Saíra-amarela
O saíra-amarela tem aproximadamente 15 cm de comprimento. O macho da espécie tem uma plumagem na cor amarelo-dourado e um tipo de máscara negra da face até a barriga.
Além disso, a fêmea possui uma coloração mais pálida e não tem a máscara de cor negra. A semelha em ambos, é a cor verde brilhante em suas assas.
Reprodução do Saíra-amarela
O saíra-amarela faz seu ninho no meio de de árvores isoladas com uma altura com cerca de 2 metros do solo, seu ninho é feito de raízes, folhas e capins com um formato de tigela.
Além disso, o pequeno pássaro põe de 2 a 3 ovos de cor branco ou azul pálidos. A fêmea é responsável pela incubação dos ovos, enquanto o macho fica nas proximidades auxiliando na alimentação dos filhotes após chocarem.
Alimentação
O saíra-amarela se alimenta de frutos e de insetos como vespas e cupins.
Canto do Saíra-amarela
Habitat
O saíra-amarela habita em parques, jardins, áreas cultivadas e matas abertas. Tem o costume de viver em casal ou em grupos, por toda a região brasileira.
Fotos do Saíra-amarela
Distribuição geográfica do Saíra-amarela
O saíra-amarela está presente em vários países da América do Sul como o Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai e etc.