Saíra-apunhalada: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
A saíra-apunhalada (Nemosia rourei) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, e está ameaçada de extinção. A sua categoria de ameaça é criticamente em perigo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro.
Além disso, esta é uma ave extremamente rara que está incluída nas principais listas de aves ameaçadas de extinção no mundo.
O nome saíra-apunhalada refere-se à mancha vermelha perto da garganta da espécie que, em contraste com o peito branco, lembra uma mancha de sangue, como se o animal tivesse sido picado no peito por um objeto urticante.
Características da saíra-apunhalada
A saíra-apunhalada é um pássaro que mede entre 12,5 e 14 centímetros de comprimento e pesa cerca de 22 gramas e não é conhecido dimorfismo sexual.
Ele apresenta na garganta e no peito uma grande mancha conspícua de coloração vermelho intenso.
Já na testa é preta e não apresenta mancha loral branca, partindo da testa preta, uma larga faixa preta se estende por sobre os olhos e termina logo após a região auricular.
Com relação a sua coroa é cinza claro e a nuca, o manto e o uropígio são de coloração cinza puro, as asas e cauda de cor preta.
O bico desta ave é curto é escuro, quase preto, a íris é de coloração alaranjada e os tarsos e pés são rosados.
Reprodução da saíra-apunhalada
Não se sabe muito sobre sua produção, porém ele constrói o ninho no começo de novembro.
Alimentação
A saíra-apunhalada voa em grupos, inclusive mistos, em busca do seu alimento que é artrópodes.
Habitat
A saíra-apunhalada habita florestas úmidas em altitudes de 850 a 1250 metros, principalmente em florestas com abundância de árvores altas.
Não é mais fácil de ver em seu habitat foi terrivelmente devastado no passado recente por atividades de exploração como pedreiras, derrubada de árvores, extração ilegal de palmito e expansão de terras para a formação de pastagens, plantações de eucalipto e cafezais.
Atualmente, uma das maiores ameaças à sua sobrevivência é a falta de santuários totalmente protegidos nas áreas onde tem sido mais comumente observada.
Fotos da saíra-apunhalada
Canto da saíra-apunhalada
Distribuição geográfica
A saíra-apunhalada é endêmica do Brasil, confirmado somente no Espírito Santo, porém com registros históricos no leste do Minas Gerais (o primeiro espécime coletado provavelente provém da região de Muriaé, mas atualmente há a hipótese de que a localidade-tipo seja em Macaé, Rio de Janeiro).