Saíra-beija-flor: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
O Saíra-beija-flor ( Cyanerpes cyaneus) é uma ave da família Thraupidae, também conhecida como saí-azul-de-pernas-vermelhas, saí-beija-flor, saí-verdadeiro e sapitica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie pequena encontrada nas bordas de florestas, áreas arbóreas e áreas semiabertas com árvores altas.
Características da saíra-beija-flor
O Saíra-beija-flor macho adulto tem uma cabeça azul intensa com uma coroa azul clara, uma máscara de olho preto que começa no lombo e termina logo atrás dos olhos.
O dorso é preto, a região lombar e a garupa são azuis e as asas e a cauda curta são pretas, e as asas têm uma parte interna amarela, e as asas são pretas e amarelas.
Essa coloração é visível quando a ave está voando ou quando está com as asas levantadas o pescoço, peito, abdômen e sacro são azul ultramarino.
A fêmea adulta tem coroa e nuca verdes, uma faixa transocular preta que começa após o bico e termina logo atrás dos olhos.
Há uma sobrancelha clara acima dos olhos, o restante das partes superiores é verde opaco, o queixo e a garganta são pálidos, o peito e o abdome apresentam a plumagem de fundo claro e a parte superior de penas esverdeadas.
O criso é pálido, de cor branco-amarelada. As asas inferiores são de cor amarela opaca.
Com relação aos juvenis têm plumagem semelhante à da fêmea adulta. O macho imaturo tem plumagem intermediária entre machos juvenis e adultos, e pernas e pés rosados.
A íris é marrom escura, o bico, relativamente longo e curvo, é preto, o macho apresenta os tarsos, patas e dedos de coloração vermelho vivo e a fêmea é rosa acinzentado.
Reprodução do saíra-beija-flor
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses, o ninho é uma tigela rasa firmemente presa a um forcado com teias de aranha.
Cada ninhada costuma ter 2 ou 3 ovos chocados pela fêmea, com 2 ou 3 ninhadas por temporada, os jovens nascem após 12 ou 13 dias, o macho ajuda a alimentar os filhotes, que saem do ninho após 14 dias de vida
Alimentação
O saíra-beija-flor se alimenta de insetos, frutas e néctar das flores.
Habitat
O saíra-beija-flor habita em florestas de diversos tipos, da Amazônia e de outras regiões do Brasil e da América do Sul.
Além disso, ele vive em pequenos bandos, tanto nas copas de árvores de grande porte, como em mata baixa (matas secundárias) e segue regularmente bandos mistos de pássaros e realiza migrações locais.
Fotos do saíra-beija-flor
Canto do saíra-beija-flor
Distribuição geografica
O saíra-beija-flor pode ser encontrado em toda a Amazônia brasileira e no Centro Oeste, no Nordeste e Sudeste mais restrito à Mata Atlântica.
Ele também esta presente em todos os países amazônicos da América do Sul e desde o México até o Panamá, e na ilha de Cuba.