A Saíra-carijó ( Ixothraupis varia ) é uma ave da familia Thraupidae e da ordem dos Passeriformes, elas vivem no sul da Venezuela e Guiana, na Amazônia brasileira e localmente no Peru , Suriname e Guiana Francesa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a saíra-carijó encontrada no dossel de florestas Úmidas e suas bordas, principalmente nas florestas de areia branca e topos de serra, é vista com frequência acompanhando bandos mistos.
Características da saíra-carijó
Saíra-carijó tem cerca de cerca de 11 comprimento e pesa cerca de 10 gramas, o macho da espécie apresenta a maior parte da plumagem na coloração verde intenso com asas e cauda azul-turquesa.
Já os lores são pretos, ele também ele tem pequenas e poucas manchas pretas ornamentam a região da garganta e do peito.
Com relação a região central do ventre é amarelada nas fêmeas da espécie, e apresentam mais verde nas asas e falta-lhes os lores pretos encontrados no macho da espécie.
Habitat
A saíra-carijó habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
Alimentação
A saíra-carijó se alimenta de frutas.
Canto da saíra-carijó
O canto da saíra-carijó é alto em forma de assobio agudo e emite um som de tsip… tsee-tseee-tsee-tsee-tsee.
Fotos da saíra-carijó
Distribuição geográfica
A saíra-carijó pode ser encontrado na Roraima até o Mato Grosso, sempre direita dos rios Negro e Madeira, e também encontrado na Venezuela e parte das Guianas.