Saíra-de-cabeça-branca: características, habitat, alimentação e canto
Saíra-de-cabeça-branca ( Sericossypha albocristata ) é uma ave sul-americana da família Thraupidae . É o único membro do gênero Sericossypha.
É a espécie de saíra mais pesada, mas não a mais longa, com um peso de 114 g e um comprimento de 24 cm . Esta espécie é preta brilhante com uma grande coroa branca e uma garganta vermelha (que é mais brilhante em machos adultos).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ocorre na Colômbia, Venezuela, Equador e Peru em altitudes de 1.600 a 3.200 m. Vive na floresta andina úmida em grupos de até 20 indivíduos.
Características do saíra-de-cabeça-branca
O saíra-de-cabeça-branca mede de 24 a 26 cm de comprimento e pesa entre 95 e 125 g . É um grande traúpido, predominantemente preto-azulado brilhante, com uma coroa e tradições notavelmente brancas como a neve.
Os machos têm garganta e peito roxos brilhantes (às vezes não muito aparentes), e as fêmeas um vinho tinto escuro. Nos imaturos a garganta é preta, mas já exibem a coroa branca.
É inconfundível, embora à distância possa parecer um icterídeo ou corvídeo.
Habitat do saíra-de-cabeça-branca
O saíra-de-cabeça-branca é considerada rara e local em seu habitat natural : o dossel e as bordas das florestas montanas, principalmente entre 1.700 e 3.000 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se no sudoeste da Venezuela ( Sul Táchira Andes ); e na Colômbia localmente nos Andes orientais (norte de Santander ), localmente em ambas as encostas dos Andes centrais (fronteira entre Caldas e Tolima ), Andes ocidentais em Antioquia ( Jardín ) e na parte superior do vale do Magdalena em Huila em direção ao ao sul através de Cauca e Nariño até o Equador e centro do Peru ( Junín ).
Alimentação do saíra-de-cabeça-branca
O saíra-de-cabeça-branca alimenta-se de frutas, sementes, himenópteros e besouros .
Canto do saíra-de-cabeça-branca
Os chamados são ouvidos de longe, freqüentemente anunciando a aproximação de um grupo e dados regularmente em vôo.
Mais freqüentemente é um impressionante « chiiyáp » às vezes seguido por uma ou várias notas agudas « chiiyp » dadas por outro indivíduo; estes podem ser confundidos com o gaio-turquesa.