Saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata) é uma ave da família Thraupidae conhecido também como saí-de-chapéu-preto e azedinho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o saíra-de-chapéu-preto pode ser encontrada nos seguintes países Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Venezuela.
Esta aves possui a coloração predominantemente cinza nas costas com o ventre branco, as fêmeas, que parecem um pouco opacas, não possuem a coroa preta, e no bico há duas cores, sendo todo preto nos machos.
Espécies
O saíra-de-chapéu-preto possui seis subespécies:
– Nemosia pileata pileata: pode ser encontrada na Guiana Francesa, na Amazônia brasileira e no extremo norte da Bolívia;
– Nemosia pileata caerulea: pode ser encontrado no leste da Bolívia até o Paraguai, no nordeste, sudeste e parte do sul do Brasil e no norte da Argentina;
– Nemosia pileata hypoleuca: pode ser encontrada na costa caribenha do norte da Colômbia e do norte da Venezuela;
– Nemosia pileata surinamensis: pode ser encontrada na Guiana e no Suriname;
– Nemosia pileata interna: pode ser encontrada no norte do Brasil, no alto Rio Branco e baixo Rio Negro;
– Nemosia pileata nana: pode ser encontrada na região tropical amazônica do nordeste do Peru e na região adjacente no oeste do Brasil.
Características do saíra-de-chapéu-preto
O saíra-de-chapéu-preto macho é mais colorido do que a fêmea, com o amarelo vivo do olho das aves adultas destacando-se contra o negro dominante na cabeça e lados do pescoço.
Uma faixa branca entre o olho e o bico, da mesma cor das partes inferiores. O dorso é cinza levemente azulado, assim como a cauda.
As longas penas das asas são cinza escuro e ocasionalmente são vistas no pássaro empoleirado. A fêmea tem a mesma distribuição geral de cores, exceto pela cabeça preta.
A íris é de um amarelo mais opaco, assim como o cinza das costas, a parte inferior com um tom ligeiramente acastanhado, o bico é amarelado, cinza na base com ponta escura nos machos.
Reprodução do saíra-de-chapéu-preto
Pouco se sabe sobre a biologia reprodutiva, o ninho é construído por machos e fêmeas e é um ninho aberto.
A incubação é realizada pela fêmea, a espécie põe dois ovos azulados com manchas escuras, os ninhos são construídos em posição elevada com forcados próximos às pontas dos galhos.
Eles consistem em gramíneas, pequenas raízes e gavinhas finas, são forrados com teias de aranha e são parcialmente transparentes quando vistos de baixo.
Alimentação
O saíra-de-chapéu-preto se alimenta de frutinhas das árvores e arbustos ou de epífitas que neles vegetam, frutinhas de cipós e pedaços de frutas maiores e seu suco, folhas, botões e néctar.
Habitat
Esta espécie habita em regiões com vegetação arbórea rala como caatinga, cerrado etc. No entanto, ele também é um habitante das copas, explorando mais a parte interna da folhagem, galhos e troncos.
Fotos do saíra-de-chapéu-preto
Canto do saíra-de-chapéu-preto
Distribuição geografica
O saíra-de-chapéu-preto pode ser encontrado em praticamente todo o Brasil, exceto o extremo sul e o noroeste do estado do Amazonas.
Esta ave também pode ser encontrada das Guianas e Venezuela através da Amazônia campestre ao nordeste e leste do Brasil até São Paulo e Rio Grande do Sul.