Saíra-diamante: espécies, características, reprodução, alimentação e hábitat
A saíra-diamante (Tangara velia) é uma espécie de ave que pertence a família Thraupidae, é encontrado na Amazônia e Mata Atlântica da América do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A sua população tem um peito muito mais pálido do que as outras populações, e muitas vezes foi considerada uma espécie separada chamada de saíra-de-peito-prateado (Tangara cyanomelas).
Subespécies
A saíra-diamante possui três subespécies:
– Tangara velia velia: ocorre nas Guianas e no Norte da Amazônia brasileira;
– Tangara velia iridina: ocorre da Colômbia a leste da cordilheira dos Andes até o norte da Bolívia e no noroeste do Brasil;
– Tangara velia signata: ocorre na região tropical do norte do Brasil, ao sul do Rio Amazonas no estado do Pará.
Características da saíra-diamante
A saíra-diamante é uma ave que mede entre 12 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 19 e 23 gramas, quase não há dimorfismo sexual aparente nessa espécie.
Além disso, em ambos os sexos, a plumagem é quase toda azul-turquesa e negra, e o macho tem a testa amarela, o abdômen, crisso e as penas da coxa de cor castanha, o dorso é negro e o uropígio amarelo.
Alimentação
A saíra-diamante é uma espécie, e se alimenta de bagas, pequenas frutas, sementes e insetos que recolhe nas folhagens.
Reprodução da saíra-diamante
O período de reprodução da saíra-diamante se estende da Primavera ao Verão, e o seu ninho é em formato de taça, com 9 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade.
A espécie põe 2 ou 3 ovos, com cerca de 15 a 17 dias de incubação, a maturidade sexual ocorre após 12 meses.
Habitat
Esta espécie costuma ser encontrada em pequenos grupos na copa das árvores das florestas, na sua borda, em plantações e clareiras com árvores altas.
Fotos da saíra-diamante
Distribuição geográfica
A saíra-diamante é encontrada na Bacia Amazônica (no Alto e Baixo Amazonas), e na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.