Saíra-do-matinho: características, reprodução, alimentação, ameaças e hábitat
A saíra-do-matinho ( Stilpnia vitriolina ) é uma espécie de ave da família Thraupidae, conhecida também como saíra- de-coroa-vermelha ou saíra-do-mato.
Além disso, esta é uma espécie de ave sul-americana, sua distribuição latitudinal geralmente cobre uma faixa entre 300 e 3000 metros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da saíra-do-matinho
A saíra-do-matinho é uma ave que atinge um comprimento corporal de cerca de 14 centímetros e um peso de 18,4 a 26,8 gramas, a sua cabeça, possui a coloração preto.
Além disso, a plumagem do corpo é cinza claro, as penas secundárias, primárias e de controle são pretas e tem uma borda azulada a esverdeada nas bordas.
Com relação as pernas e pés são cinza, e ambos os sexos diferem pouco em cores, as fêmeas, no entanto, apresentam cores mais pálidas.
Reprodução da saíra-do-matinho
O ninho da saíra-do-matinho é em forma de taça é feito de musgo e finas fibras vegetais, no qual a fêmeas põe dois ovos, que são esbranquiçados, azulados ou esverdeados e pontilhados.
Alimentação
A saíra-do-matinho se alimenta principalmente de frutas.
Habitat
A saíra-do-matinho habita em regiões montanhosas, Áreas agrícolas próximas a assentamentos humanos.
Ameaças e proteção da espécie
A saíra-do-matinho não é incomum em seu alcance e, portanto, é classificada pela Organização Mundial de Conservação da IUCN como pouco preocupante e não em perigo.
Além disso, devido a alta adaptabilidade desta espécie, seu alcance está se expandindo cada vez mais para Áreas agrícolas recém-criadas após o desmatamento, cria novos habitats é medida que migra para montanhas mais altas.
Fotos da saíra-do-matinho
Distribuição geografica
A principal Área de distribuição da espécie são as encostas arbustivas e secas dos Andes, da Colômbia ao norte do Equador, e a sua distribuição altitudinal geralmente cobre uma faixa entre 300 e 3000 metros.