Saíra-lagarta ( Tangara desmaresti) é uma espécie de ave que pertence a família Thraupidae, conhecido como saíra-da-serra, saí-da-serra, saíra-verde e saíra-princesa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a espécie é endêmica do Brasil com ocorrência nos Estados de Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, podemos encontrá-los principalmente em pontos elevados de serras, como a Serra do Mar, Caparaó e Mantiqueira geralmente em grupos de 10 ou mais indivíduos.
Características da saíra-lagarta
O saíra-lagarta é uma ave que mede cerca de 13,5 cm de comprimento, ele não apresenta dimorfismo sexual.
Além disso, a espécie possui plumagem majoritariamente esverdeada, com tons azulados abaixo das asas e amarelados na barriga, nas costas e nas asas, que apresentam estrias negras até à altura da nuca.
Com relação a plumagem do peito é laranja, com uma pequena mancha negra na altura da garganta e também apresenta uma mancha escura junto ao bico e uma máscara azul na altura dos olhos.
Reprodução da saíra-lagarta
Esta espécie de saíra atinge a maturidade sexual aos 12 meses, ele faz ninho tipo tigela, cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada.
Além disso, os filhotes nascem após 15-17 dias, os filhotes saem do ninho após cerca de 20 dias.
Alimentação
O saíra-lagarta se alimenta de frutas, folhas, larvas e insetos.
Habitat
O saíra-lagarta habita na Serra do Mar, da Mantiqueira, do Caparaó, de Ibitipoca e do Caraça, em grupos de 8 a 10 indivíduos.
Canto da saíra-lagarta
O canto da saíra-lagarta consiste de sons curtos e agudos e emite zi-zi-zi-zip entoados por um indivíduo e acompanhados pelos componentes do bando.
Fotos da saíra-lagarta
Distribuição geográfica
O saíra-lagarta é encontrada nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.