Saíra-mascarada: características, reprodução, alimentação e hábitat
Saíra-mascarada (Tangara cyanocephala) é uma espécie de ave que pertence a familia Thraupidae e da ordem Passeriformes, é uma ave neotropical encontradas no noroeste da América do Sul, onde normalmente forrageia no dossel da floresta amazônica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, na maioria das vezes sua dieta é à base de frutinhas, o pássaro é frequentador assíduo de pomares, é possível avistá-lo em pequenos arbustos ou mesmo sobre a vegetação rasteira.
Características da saíra-mascarada
A saíra-mascarada possui cores que incluem tons preto e de verde e azul, com uma máscara negra característica dando a esta ave seu nome descritivo.
Com relação a sua aparência e comportamento são semelhantes aos do Tangara larvata e o Saíra-de-cabeça-azul, na verdade era anteriormente classificada como coespecífica do Stilpnia larvata.
Reprodução da saíra-mascarada
Os ninhos da saíra-mascarada são construídos em formato de taça, sobre bromélias e emaranhados de epífitas.
Além disso, a fêmea põe em média três ovos, após o nascimento dos filhotes, o casal se incumbe de cuidá-los em conjunto.
Alimentação
Esta espécie se alimenta-se de frutos.
Habitat
A saíra-mascarada habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
Distribuição geográfica
A saíra-mascarada é encontrado em todos os estados amazônicos, exceto o Amapá, no norte (RR) é restrita à região de fronteira com a Venezuela ou em serras de maior altitude, desde a Guiana até a Bolívia.