Saíra-ouro: subespécies, características, reprodução, alimentação e habitat
Saíra-ouro (Tangara schrankii) é uma ave da família Thraupidae, também conhecida como saíra-verde-e-amarela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a saíra-ouro é uma das 27 espécies do gênero Tangara, que se encontra na Bacia amazonica ocidental e central no leste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia central e noroeste do Brasil.
Subespécies
A saíra-ouro possui duas subespécies reconhecidas:
– Tangara schrankii schrankii: ocorre do sudeste da Colômbia até o norte da Bolívia e no oeste da Amazônia brasileira;
– Tangara schrankii venezuelana: ocorre na região tropical do sul da Venezuela, na região sul de Bolívar e leste da região do Amazonas, difere da forma nominal por ter o amarelo do uropígio um pouco mais brilhante e menos extenso.
Características da saíra-ouro
A saíra-ouro mede 12 centímetros de comprimento e pesa entre 14 e 23 gramas, tem coloração verde com máscara e manchas do manto negras; píleo, uropígio e meio das partes inferiores amarelo-ouro.
Além disso, a fêmea de píleo e uropígio maculados de negro e verde, e parece ser quase toda verde, com máscara preta e barriga amarela.
Ambos os sexos são parecidos, uma das saíras mais comuns em floresta maduras e membro regular de bando misto, regularmente visto no alto da copa e mais abaixo, no sub-bosque.
Reprodução da saíra-ouro
Esta espécie é Ovíparo, e sua reprodução é similar a outros barbos, após ritual de acasalamento com macho se exibindo para fêmea, ela dispersará ovos livres próximo ao substrato, que serão fecundados em seguida pelo macho, não exibem cuidado parental e podem comer alevinos.
Alimentação
A saíra-ouro tem alimentação frugívora, mas também aprecia bagas e insetos.
Habitat
Esta espécie habita em mata a uma altura média em grupos monoespecíficos ou bandos mistos com sete-cores-da-amazônia, eles gostam de tomar banhos demorados em bromeliácias.
Fotos da saíra-ouro
Distribuição geografica
A saíra-ouro é mais encontrada na parte ocidental da Amazônia, principalmente a leste dos Andes, ele também é encontrados nos países vizinhos desde a Venezuela até a Bolívia.