Saíra-pintada: características, reprodução, alimentação e hábitat
A saíra-pintada (Tangara guttata) é uma ave da ordem Passeriformes, da família Thraupidae, é encontrada na Costa Rica, Panamá, Trinidad, Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e no extremo norte do Brasil.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da saíra-pintada
A saíra-pintada é um pássaro de pequeno porte que possui a plumagem verde-limão nas costas e esbranquiçado no ventre com muitas manchas pretas espalhadas.
O bico desta ave é forte e as penas das asas possuem as bordas azuis, e ambos os sexos parecidos, eles encontrados aos pares ou em pequenos grupos e frequentemente acompanham bandos mistos nas bordas de floresta.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de fruto e pode visitar comedouros com frutos.
Reprodução da saíra-pintada
O ninho desta ave é pequeno em forma de xícara, ele é construído em uma árvore e a ninhada normal é de dois ovos brancos com manchas marrons, a fêmea incuba os ovos por 13 dias até a eclosão, com mais 15 dias antes da emplumação dos filhotes.
Habitat
A saíra-pintada habita em ambientes subtropical e pode viver em florestas montanas e secundárias úmidas, geralmente com árvores não muito altas e um sub-bosque denso.
Fotos da saíra-pintada
Distribuição geográfica
A saíra-pintada é uma espécie de ampla distribuição ocorre no Brasil nas encostas das matas montanas dos tepuis, na fronteira com a Venezuela.
Também é encontrada na Costa Rica, Panamá, Trinidad, Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e no extremo norte do Brasil. Há também registros de avistamentos da Guiana Francesa.