Saíra-preciosa: características, reprodução, alimentação e hábitat
A saíra-preciosa (Tangara preciosa) é uma espécie de ave que pertence a família Thraupidae, conhecido como saíra-de-cara-suja.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie não ocorre perigo e é abundante nas áreas em que reside, estudos posteriores mostram que este animal é não invasivo, o que significa simplesmente que não invadirá áreas que não sejam sua própria região.
Características da saíra-preciosa
A saíra-preciosa é uma ave que mede cerca de aproximadamente 15 cm de comprimento, a espécie apresenta dimorfismo sexual, o macho possui cabeça, pescoço, crisso e dorso marrons, garganta, peito e barriga turquesa, rêmiges e rectrizes azul-claras.
Com relação as fêmeas possuem coloração mais opaca, em ambos os sexos o bico é preto e há uma faixa negra circundando os olhos, os juvenis são pardos com cauda esverdeada.
Reprodução da saíra-preciosa
A saíra-preciosa tem em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos cada uma.
Habitat
A saíra-preciosa habita em florestas tropicais e florestas subtropicais, na borda e no interior das matas. Além disso, nos meses mais frios do ano aparece em áreas mais abertas e até em áreas urbanas em busca de alimento.
Alimentação
Esta ave se alimenta principalmente de frutos mas também de artrópodes.
Fotos da saíra-preciosa
Distribuição geográfica
A saíra-preciosa é encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, também ocorre na Argentina, Paraguai e Uruguai.