O saíra-sapucaia (Stilpnia Peruviana) é uma ave da família Thraupidae, também conhecida como saíguaçu, saíra-de-dorso-preto e saí-das-restingas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o saíra-sapucaia é habitante das restingas, de matas primárias e secundárias.
Características do saíra-sapucaia
O saíra-sapucaia mede cerca de 15 cm, o macho é uma das saíras mais coloridas, possuindo a cabeça, pescoço, crisso e dorso marrons claro, uropígio e coberteiras da asa creme, garganta, peito e barriga verde-água, remiges e retrizes azul claro, bico preto e uma faixa preta que vai do olho ao bico e pernas cinzas.
Além disso, ele possui manchas pretas no dorso, isto a diferencia do macho da saíra-preciosa.
Com relação, as fêmeas são menos coloridas, só possuem a cabeça marrom claro e o resto do corpo em tons esverdeados e os jovens e filhotes são pardos com asas e cauda esverdeados.
Reprodução do saíra-sapucaia
Esta espécie tem em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos cada uma, já foi registrada nidificando no interior da bromélia.
Alimentação
O saíra-sapucaia se alimenta de frutos predominantemente, mas também de insetos e aranhas.
Hábitat
Esta espécie habita em matas primárias e secundárias e durante o inverno, farta-se com os pequenos frutos de Capororoca, além de ocasionalmente frequentar comedouros para aves.
Distribuição geográfica
O saíra-sapucaia habita o litoral de São Paulo até Santa Catarina, e parte dessa população migra durante o inverno, alcançando o litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.