Saíra-viúva: espécies, características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Saíra-viúva (Pipraeidea melanonota) é uma ave da família Thraupidae, conhecida também como saí-viúva esta é a única integrante do género Pipraeidea.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A saíra-viúva é incomum nas florestas secundárias, bordas de mata e quintais arborizados, onde frequentemente são vistos só ou aos pares.
Esta é encontrada desde as encostas até a zona subtropical superior nos Andes, às vezes mais alto e as populações do sudeste da América do Sul ocorrem em elevações mais baixas.
Subespécies
O saíra-viúva possui duas subespécies reconhecidas:
– Pipraeidea melanonota melanonota: é encontrada no leste do Paraguai, nordeste da Argentina (Missiones, Corrientes e Buenos Aires) e no sul do Uruguai; no Brasil ocorre do estado da Bahia até o estado do Rio Grande do Sul.
– Pipraeidea melanonota venezuelensis: é encontrada nas montanhas do norte, nordeste, sudeste e sul da Venezuela; localmente nos Andes de Lara até Táchira; monte Yaví e no monte Taracuniña; no oeste, centro e leste da cordilheira dos Andes da Colômbia, no Equador, no Peru, Bolívia e no noroeste da Argentina (Tucumán e Catamarca).
Características do saíra-viúva
O saíra-viúva mede entre 14 e 15 centímetros e pesa entre 18 e 25 gramas, o macho da espécie nominal apresenta inconfundível coloração azul-claro brilhante do alto da cabeça que se estende até a nuca.
O rosto tem uma máscara preta nos olhos e uma garganta de cor mais clara que as outras partes inferiores e pela cor amarelo-ferrugem do peito, barriga e crissus.
O manto é preto, a garupa é azul claro e as retrizes do meio são pretas, as retrizes laterais são azuis.
A fêmea da espécie nominal é bastante semelhante ao macho, mas apresenta a coloração do topo da cabeça que se estende até o manto em uma cor verde-azulada.
O imaturo é muito semelhante à fêmea, mas com uma coloração mais opaca e acinzentada nas partes superiores do que os adultos.
Reprodução do saíra-viúva
O ninho do saíra-viúva é confeccionado com musgos, a cerca de 15 a 20 metros de altura, escondido entre epífitas, sobre um ramo de árvore.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutos, insetos e sementes de alguns tipos de ervas daninhas que são colhidos no topo das árvores, no tronco e nos galhos e aprecia muito o fruto de NESPERAS, além de capturar borboletas através de voo curto e rápido em pleno ar.
Habitat
O saíra-viúva habita em florestas, restingas e às vezes em paisagens semi-abertas, eles são vistas sozinhas ou em casais, e fazem parte do grande número de pássaros que se reúnem nas árvores frutíferas se destacando pelo seu colorido.
Fotos do saíra-viúva
Canto do saíra-viúva
Distribuição geografica
O saíra-viúva pode ser encontrado no Pernambuco ao Rio Grande do Sul, ocorrendo, também, no Uruguai, Argentina, Paraguai e a encosta interna dos Andes, chegando ao nordeste do Amazonas e Venezuela.