Saltador-de-bico-grosso ( Saltator maxillosus ) é uma espécie de saltador da família Thraupidae que pertence ao gênero dos saltador.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É encontrado nas terras altas da Mata Atlântica no sudeste do Brasil , no extremo nordeste da Argentina (apenas na província de Misiones ) e talvez no extremo leste do Paraguai .
Ao contrário da maioria dos outros saltators, é sexualmente dicromático : as fêmeas se assemelham a um saltator de asas verdes , mas com bico mais grosso, rosto mais verde e amarelogarganta.
Características do saltador-de-bico-grosso
O saltador-de-bico-grosso mede cerca de 19 centímetros. Chama a atenção pelo bico bem grosso, alto e amarelo na base. Partes superiores cinza escuro.
Quase sem verde, sobrancelha branca começando na base do bico, partes inferiores enferrujadas; fêmea com dorso verde; o imaturo com partes superiores verdes e o bico preto.
Sua vocalização é por estrofe de quatro chamados fortes, o terceiro mais alto, canta a partir de agosto.
Habitat do saltador-de-bico-grosso
Eles vivem na orla da floresta, jardins, localmente nas altas montanhas do sudeste do Brasil. A distribuição da espécie vai do Espírito Santo ao Rio de Janeiro , e daí para o nordeste do Rio Grande do Sul e leste da Argentina .
Reprodução do saltador-de-bico-grosso
Durante a reprodução o saltador-de-bico-grosso vivem estritamente em casais, extremamente leais a um território.
Constroem ninhos em forma de taça a pouca altura, a incubação dura em torno de 14 dias. Tem em média 2 ninhadas por temporada com 3 ovos cada.
Alimentação do saltador-de-bico-grosso
O saltador-de-bico-grosso se alimenta de sementes, folhas, insetos e frutas ( onívora ).
Estado de conservação
Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN , o granus de bico grosso foi classificado como de menor preocupação (LC ) continuamente desde 2004. O tamanho da população não foi estimado, mas esta ave é descrita como bastante comum.