Sanã-vermelha (Laterallus leucopyrrhus) é uma especie de ave da família dos Rallidaeque pertence ao gênero Laterallus .
A sanã-vermelha passa a maior parte do tempo na densa vegetação do pântano e é uma espécie sedentária.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Essa especie parece ser um residente durante todo o ano em toda a sua gama.
Características da sanã-vermelha
A sanã-vermelha mede 14,6-16,5 cm de comprimento e se assemelha muito ao trilho de flanco ruivo ( L. melanophaius ) na aparência.
A coroa da cabeça é castanha, mas no dorso e nas asas a coloração torna-se marrom-oliva avermelhada; cauda, garupa e parte interna dos remiges são mais escuras e menos luminosas, cor quase sépia.
As primárias são marrom-acinzentadas uniformes; as laterais da cabeça, pescoço e peito são avermelhadas, mas a região da garganta ao abdome é branca; os flancos são fortemente marcados por barras pretas e brancas.
A parte inferior é preta por dentro e branca por fora; a asa inferior é branca. O bico é esverdeado e as patas vermelhas . Os gêneros são semelhantes.
Habitat da sanã-vermelha
O sanã-vermelha é encontrado no sudeste do Brasil, do estado do Rio de Janeiro ao sul através do leste do Paraguai e grande parte do Uruguai no nordeste da Argentina até o norte da província de Buenos Aires .
Ele habita uma variedade de paisagens úmidas que geralmente têm água rasa a solo úmido, gramíneas ou juncos altos ou emaranhados e, frequentemente, arbustos, matagais e pequenas árvores espalhadas.
Reprodução da sanã-vermelha
A temporada de reprodução da sanã-vermelha na Argentina parece se estender de outubro a fevereiro, mas não é conhecida em outros lugares.
Ambos os sexos constroem o ninho, que é uma bola de grama, ervas e juncos presos à vegetação do pântano até cerca de 1 m acima do solo. Tem uma entrada lateral.
O tamanho típico da ninhada é de três ovos. Em cativeiro o período de incubação é de cerca de 24 dias e os filhotes são independentes em cerca de quatro semanas.
Alimentação do sanã-vermelha
Sua dieta é composta principalmente por pequenos invertebrados, como insetos e vermes, e também inclui sementes.
Canto do sanã-vermelha
A canção do sanã-vermelha é “uma tagarelice gutural prolongada; também descrita como um trinado ressonante”, às vezes em dueto. Uma chamada de alarme é “um apito cui baixo ” e uma chamada que se acredita ser agressiva é um ” chrrrrrr forte… “.