Sanhaçu-de-encontro-branco (Thraupis episcopus) é uma espécie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Thraupis.
Difundido e comum em toda a sua ampla distribuição, o sanhaço-azul-cinza é avaliado como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do sanhaçu-de-encontro-branco
O sanhaçu-de-encontro-branco mede 18 cm de comprimento e pesa em média 35 g . Os adultos têm cabeça e partes inferiores cinza-azuladas claras, partes superiores azul-escuras, com verde-azulado brilhante nas asas e cauda e vários tons de azul nos ombros.
O bico é curto e grosso. Os dois sexos são semelhantes, mas os imaturos apresentam plumagem mais desbotada.
São reconhecidas numerosas subespécies , de acordo com as variações da tonalidade de azul no ombro em relação ao resto da plumagem; eles podem ser acinzentados, esverdeados ou azul-arroxeados com ombros lilases, azuis escuros ou esbranquiçados.
Habitat do sanhaçu-de-encontro-branco
Esta espécie amplamente disseminada é geralmente comum em áreas semiabertas e urbanizadas, e numa variedade de habitats florestais , tanto em regiões húmidas como áridas, principalmente abaixo dos 1500 m de altitude , em pequenos números até aos 2000 m.
Embora no Peru seja uma espécie típica da Amazônia, recentemente foram encontrados exemplares em Lima , onde se adaptaram muito bem sem aparente intervenção humana.
Distribuição geográfica
O sanhaçu-de-encontro-branco é distribuído do leste do México (San Luis Potosí) ao sul através da Guatemala , Belize , El Salvador , Honduras , Nicarágua , Costa Rica , Panamá , Colômbia , leste através da Venezuela , Trinidad e Tobago , Guiana , Suriname e Guiana.
Francesa , ao sul ao longo a encosta do Pacífico dos Andes até o norte do Peru e ao longo da encosta leste, através do Equador, Peru, até o noroeste da Bolívia e norte do Brasil , em toda a bacia amazônica (a leste até o Piauí e ao sul até Mato Grosso ).
Reprodução do sanhaçu-de-encontro-branco
A fêmea põe de um a três ovos esbranquiçados a cinza com manchas escuras em um ninho profundo em forma de tigela. Este é construído na junção dos galhos de árvores altas ou em buracos de edifícios.
A fêmea incuba os ovos por 14 dias , e cria os filhotes por mais 17. Os ninhos podem ser parasitados por tordos do gênero Molothrus.
Alimentação do sanhaçu-de-encontro-branco
A dieta do sanhaçu-de-encontro-branco consiste principalmente em frutas, mas também em néctar e insetos .
Canto do sanhaçu-de-encontro-branco
A música é fraca e estridente, misturada com notas chamadas « chuip » e « chooochiii ».