Sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Stephanophorus.
Forrageia em todas as alturas das árvores, geralmente ao ar livre, sabe acompanhar bandos mistos, mas com mais regularidade caminha sozinho, aos pares ou em pequenos grupos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do sanhaçu-frade
O sanhaçu-frade mede 19 cm de comprimento e seu peso é de aproximadamente 40 g . O bico preto é pequeno, mas grosso. É principalmente azul-arroxeado brilhante, com uma face preta e uma distinta coroa branca como a neve (o “diadema”) com uma pequena crista vermelha.
Os imaturos são mais opacos e escuros, sem coroa ou muito reduzidos. As asas são enegrecidas com as barbas externas debruadas em azul. A cauda é enegrecida com bordas azuis. As pernas são acinzentadas. A íris é marrom.
Habitat do sanhaçu-frade
O sanhaçu-frade é considerada localmente comum em seus habitats naturais: as bordas das matas montanhosas da Mata Atlântica , incluindo as matas de Araucária angustifolia.
Terrenos semiabertos da espinhal e dos pampas e jardins, pelo menos até 2100 m de altitude. É encontrada em altitudes mais elevadas ao norte de São Paulo.
Distribuição geográfica
Distribui-se no sudeste e sul do Brasil (do sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul ), leste do Paraguai , nordeste e leste da Argentina (sul a nordeste de Buenos Aires ), e Uruguai .
Reprodução do sanhaçu-frade
A postura ocorre no mês de novembro, constrói um ninho hemisférico de fibras vegetais, forrado internamente com folhas ou radículas, colocado em um galho entre dois a cinco metros do solo.
São postos quatro ovos verde-claros ou verde-esbranquiçados, com pintas, pintas e listras, marrom-escuras e cinza, mais concentrados no polo maior; Medem em média 24 x 17 mm.
Alimentação do sanhaçu-frade
A dieta do sanhaçu-frade consiste principalmente de frutas, e também de sementes e insetos .
Canto do sanhaçu-frade
O canto é envolvente, uma série rica e sonora de frases assobiadas, com final ascendente.