Sanhaçu-papa-laranja ( Rauenia bonariensis ) uma espécie de passeriforme da família Thraupidae , a única pertencente à o gênero Rauenia.
anteriormente colocado no gênero Thraupis e depois em Pipraeidea (onde alguns autores ainda o mantêm).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Alguns autores argumentam que a subespécie R. bonariensis darwinii é uma espécie separada. 8 É nativa das regiões andinas do noroeste e oeste da América do Sul e do centro norte do Cone Sul .
Características do sanhaçu-papa-laranja
O sanhaçu-papa-laranja mede entre 16,5 e 18 cm de comprimento e pesa entre 30 e 34 g o Bico: maxila enegrecida, mandíbula cinza pálida. As pernas são marrom acinzentadas. A íris é avermelhada. Apresenta forte dimorfismo sexual .
O macho é muito atraente, com dorso preto contrastando com cabeça e pescoço azul brilhante com lores pretos , e com garupa amarelo-alaranjada, asas e cauda enegrecidas com as barbas externas orladas de azul claro; abaixo também amarelo-alaranjado.
A fêmea é mais opaca, marrom-oliva na parte superior e marrom-amarelada na parte inferior, com cabeça e ombros geralmente desbotados de azul. A subespécie darwinii é um pouco menor e tem dorso oliva, não preto.
Habitat do sanhaçu-papa-laranja
O sanhaçu-papa-laranja é considerada bastante comum em uma variedade de habitats naturais : florestas esparsas, cerrados, jardins, áreas cultivadas, nas regiões andinas em áreas mais áridas entre 1500 e 3000 m de altitude , mas localmente até o nível do mar.
As populações mais ao norte da Mata Atlântica do sudeste do Brasil parecem ser uma colonização recente do sul e que continua a se expandir, até 800 m de altitude.
Reprodução do sanhaçu-papa-laranja
A reprodução do sanhaçu-papa-laranja ocorre entre os meses de outubro e fevereiro. O ninho, feito e exposto, é em forma de taça e construído com fibras vegetais entrelaçadas, sustentado nos galhos a uma altura de dois a três metros do solo; a construção leva de 12 a 13 dias.
A postura, em dias consecutivos, é de três ovos, ovoides, verde pálido ou verde esbranquiçado, com pintas, manchas e listras, marrom escuro e cinza, mais concentrados no pólo maior.
Eles medem 24 x 18 mm em média. O período de incubação é de 14 dias e os filhotes permanecem no ninho por 14 dias.
Alimentação do sanhaçu-papa-laranja
Sua dieta consiste em várias frutas e sementes, podendo também consumir insetos.
Canto do sanhaçu-papa-laranja
O canto do sanhaçu-papa-laranja é uma série rítmica de notas suaves, geralmente em pares, ” tsi-tsur, tsi-tsur, tsi-tsur, tsi “, ocasionalmente mais desafinadas, com um padrão menos claro. Ao sul o canto é mais forte e enfático.