Saracura-carijó ( Pardirallus maculatus ) é uma especie de ave da familia dos Rallidae que pertence ao gênero dos Pardirallus.
O saracura-carijó foi descrito pelo polímata francês Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon em 1781 em sua Histoire Naturelle des Oiseaux a partir de um espécime coletado na Guiana Francesa .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O saracura-carijó não tem padrão de movimento, embora seja conhecido por se mover localmente em resposta à mudança dos níveis de água ou à seca, e tem vadiagem documentada.
Características do saracura-carijó
O saracura-carijó tem 25 a 28 cm De comprimento e pesa 130 a 220 g ; as fêmeas são ligeiramente menores que os machos. Os sexos são iguais.
Eles têm um longo bico esverdeado com uma mancha vermelha na base da mandíbula e pernas rosadas. Ambas as subespécies têm cabeça enegrecida com olhos vermelhos, partes superiores pretas e marrons e partes inferiores pretas com estrias e manchas brancas.
A subespécie nominal P. m. maculatus tem listras brancas em suas partes superiores e P. m. manchas brancas insolentes .
Habitat do saracura-carijó
O saracura-carijó habita paisagens úmidas, incluindo pântanos, pântanos, campos de arroz e pastagens úmidas. Requer cobertura densa.
Reprodução do saracura-carijó
A época de reprodução do saracura-carijó varia muito em toda a sua extensão. Parece ser territorial durante a época de reprodução.
Faz um ninho de xícara ou tigela de grama ou juncos mortos na vegetação perto do solo e muitas vezes acima da água rasa.
O tamanho da ninhada é de dois a sete ovos. O período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos.
Alimentação do saracura-carijó
Sua dieta inclui minhocas, insetos adultos e larvais e outros invertebrados, e também pequenos peixes e algas.
Distribuição geográfica
A espécie do saracura-carijó é encontrado do México à Costa Rica. A subespécie nomeada é encontrada em Cuba, Hispaniola (República Dominicana e Haiti), Jamaica e todos os países continentais da América do Sul, exceto a Guiana (embora no Chile apenas como vagabundo para as Ilhas Juan Fernández).
A espécie também ocorre no Panamá, mas a subespécie não é conhecida. Sua distribuição no México, América Central e grande parte da América do Sul é local e não contínua. Além do Chile, ocorreu como vagabundo em Trinidad e nos estados americanos da Pensilvânia e do Texas.
Canto do saracura-carijó
O saracura-carijó emite um “guincho alto, repetido, áspero e gemido, geralmente precedido por grunhido ou pop, ‘g’reech’ ou ‘pum-kreep'” que é considerado uma chamada territorial ou agressiva.
Ele também faz “uma série acelerada de notas profundas, ásperas e vibrantes” e um “‘gek’ agudo e repetido”. Às vezes liga à noite.