A saracura-do-mangue (Aramides mangle) é uma ave gruiforme da família Rallidae também conhecida como saracura-da-praia e siricoia-do-mangue.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de saracura geralmente fica escondida na vegetação densa e é difícil observá-la.
Características da saracura-do-mangue
A saracura-do-mangue é uma ave que em particular, o queixo e parte superior são cinza ou brancos, o restante e o peito são vermelhos.
Além disso, os lados da cabeça e pescoço são cinza, uma característica não aparente é a impressionante coloração vermelho-alaranjada da parte proximal da maxila.
Alimentação
A saracura-do-mangue se alimentam de pequenos caranguejos, pois com seu bico alongado consegue capturá-los dentro das tocas.
Além disso, esta ave é bastante ágil, vasculha muitas tocas em pouco tempo com a cabeça baixa, permitindo uma boa aproximação para registros sem que o observador seja notado.
Habitat
A saracura-do-mangue é conhecida por habitar os manguezais costeiros e as florestas da vizinhança, e um dos seus nomes brasileiros é saracura-da-praia.
Além disso, com a redução dos manguezais em toda a faixa litorânea, a saracura tem resistido mesmo em faixas muito pequenas de mangue, desde que encontre alimento.
Canto da saracura-do-mangue
Fotos da saracura-do-mangue
Distribuição geográfica
A saracura-do-mangue pode ser encontrada nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.