Saracura-lisa: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
A saracura-lisa (Amaurolimnas concolor) é uma ave gruiforme da família Rallidae, também é conhecida como saracurinha-da-mata, esta é a única espécie do género Amaurolimnas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a saracura-lisa pode ser encontrada nos seguintes países, Belize, Bolívia, Brasil, Ilhas Cayman, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Venezuela e possivelmente em Jamaica.
Esta é uma ave que habitat em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude como pântanos subtropicais ou tropicais e florestas secundárias altamente degradadas.
Subespécies
A saracura-lisa apresenta três subespécies:
– A.concolor concolor: subespécie nominal já extinta. Ocorria na Jamaica;
– A.concolor guatemalensis: subespécie ocorrendo do Sul do México ao Equador;
– A.concolor castaneus: subespécie que ocorre da Venezuela às Guianas, Brasil, Peru e Bolívia.
Características da saracura-lisa
A saracura-lisa mede cerca de 24 centímetros, possui a plumagem castanha em dois tons, sendo mais escura no dorso e alto da cabeça, e mais avermelhada no ventre, peito e garganta.
Além disso, a sua plumagem pode apresentar uma leve iridescência opaca em certos ângulos.
Com relação aos seus olhos são vermelhos escarlate, bico amarelo pálido esverdeado e patas vermelhas.
Os filhotes nascem todos pretos e perdem essa característica à medida que envelhecem.
Os juvenis são semelhantes em cor aos adultos, mas têm bico, olhos e patas escuros.
Reprodução da saracura-lisa
A saracura-lisa constrói seu ninho em forma de taça a 1 metro de altura do solo em meio à vegetação densa, chocando 4 ovos creme, manchados de marrom e tons purpúreos.
Além disso, os filhotes possuem coloração preta levemente acinzentada.
Entretanto, não se sabe se o casal permanece unido durante o ano todo, pois podem ser vistos dormindo juntos no mesmo poleiro ou mesmo forrageando próximos durante o dia.
Alimentação
A saracura-lisa tem hábito de enfiar seu bico no solo úmido em busca de invertebrados (minhocas, larvas, insetos, etc), esta ação costuma deixar seu bico sujo com lama.
Além disso, esta ave também captura pequenos vertebrados como anfíbios e lagartos.
Contudo, ela pode se alimentar de outros pequenos animais como peixinhos, girinos, ninfas de libélula ou ovos de moluscos.
Habitat
Habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, pântanos subtropicais ou tropicais e florestas secundárias altamente degradadas.
Hábitos
Corre silenciosamente por terrenos lamacentos e submersíveis onde pode passar despercebido devido à camuflagem da sua plumagem com a cor do seu entorno. Também sobe galhos e raízes sem problemas.
Por causa de seus hábitos crepusculares, essa ave é mais fácil de observar assim que o sol nasce ou antes de se pôr, e fica quase completamente imóvel e nervosa ao longo do dia.
Normalmente usa o mesmo poleiro ou área que um dormitório, e os encontros noturnos com essa ave são comuns nesses locais.
Canta quase sempre à mesma hora no final da tarde, pouco antes de escurecer ou no início da manhã.
Fotos da saracura-lisa
Canto da saracura-lisa
Vocaliza pouco durante o dia e muitas vezes passa despercebido. Um passarinho tímido, mas difícil de ver, passa grande parte do tempo escondido entre galhos e raízes na vegetação rasteira escura de seu habitat.
Distribuição geográfica
A saracura-lisa é encontrada do México ao sudeste do Brasil, tendo algumas populações aparentemente isoladas.