A saracura-matraca (Rallus longirostris) é uma ave gruiforme da família Rallidae, também conhecida como saracura-sanã-dos-mangues.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A saracura-matraca vive exclusivamente em manguezais, encontrada também em manguezais subtropicais, florestas e salinas costeiras.
No entanto, está espécie esta ameaçada pela perda de habitat, embora sua classificação pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) seja pouco preocupante.
Características da saracura-matraca
A saracura-matraca é uma ave que mede aproximadamente 30 centímetros e apresenta coloração geral marrom com o lado do corpo riscado de negro e com um bico amarelado.
Esta espécie de saracura é médio porte, presente em lagoas e manguezais.
Além disso, penas de cor castanho-pálido no geral, com o bico e pernas laranjas e os flancos riscados de preto e branco.
Reprodução da saracura-matraca
Os ninhos são escondidos, geralmente colocados em árvores de altura média, apoiados por um garfo ou galho, e abrigam um número muito variável de ovos 1 a 14.
A cor dos ovos pode ser branca ou marrom, mas também avermelhada, marrom. -cinza, na maioria das vezes pintado com manchas escuras, o que facilita a camuflagem.
São chocados por machos e fêmeas, que se revezam nessa atividade por 15 a 30 dias.
Os filhotes são cobertos com penugem espessa e tornam-se independentes após 8 semanas.
Alimentação
A alimentação da saracura-matraca é basicamente de origem animal consiste de pequenos animais, como peixes e caranguejos, e esporadicamente sementes e frutos.
Hábitos
Esta espécie habita em ambientes de transição na região costeira, entre eles o manguezal e marismas, e por este motivo é uma espécie vulnerável.
No entanto, ela esta ameaçada em alguns estados do Brasil, ainda é pouco conhecida a biologia da espécie.
Fotos da saracura-matraca
Distribuição geográfica
A saracura-matraca é encontrada em quase todo o litoral.