Saracura-três-potes ( Aramides cajaneus ) uma espécie de ave da família Rallidae que pertence ao gênero dos Aramidas.
Ele vive principalmente nas florestas, manguezais e pântanos da América Central e do Sul, Das duas subespécies, A. c. avicenniae é encontrada no sudeste do Brasil, enquanto a nomeada é encontrada em toda a porção da distribuição não ocupada pelas outras subespécies.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie como um todo é geralmente encontrada em elevações do nível do mar até 2.000 metros , embora algumas tenham sido encontradas acima disso.
Além disso a grande extensão de ocorrência desta ave, juntamente com sua população, é a razão pela qual é considerada a menos preocupantepela União Internacional para a Conservação da Natureza, Em alguns lugares, ocasionalmente é caçado e mantido como alimento.
Características do saracura-três-potes
Esta espécie tem uma plumagem marrom-avermelhada a marrom-esverdeada no dorso, o ventre é de um rico marrom-avermelhado. A cabeça e o pescoço são cinza.
As asas curtas são marrom-avermelhadas a marrom-esverdeadas. A cauda curta é preta. Esta espécie tem um tronco achatado lateralmente.
As pernas vermelhas com dedos longos impedem que os animais afundem no pântano. Os olhos são muito avermelhados, o bico longo e fino é amarelo e a ponta do bico é amarela ou preta.
A coloração é muito pálida ou muito forte em alguns exemplares desta espécie. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
Habitat do saracura-três-potes
Os habitats naturais do trilho de madeira com capuz cinza são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude , florestas de mangue subtropicais ou tropicais e pântanos subtropicais ou tropicais.
A subespécie avicenniae , no entanto, é quase completamente restrita a florestas de mangue. O trilho de madeira com capuz cinza pode ser encontrado desde o nível do mar até elevações em torno de 2.000 metros, embora alguns andarilhos tenham sido registrados em altitudes de até 2.300 metros na Colômbia.
Reprodução do saracura-três-potes
Os ninhos do trilho de madeira com capuz cinza estão situados em árvores e arbustos, geralmente de 1 a 3 metros do solo, construídos em galhos planos ou em moitas e forrados com galhos e folhas.
Esta ave é monogâmica , formando pares de longa duração, com pares de trilhos de madeira de pescoço cinza permanecendo juntos durante todo o ano. Sua época de reprodução geralmente ocorre entre março e agosto, embora isso varie dependendo da geografia.
A ninhada que o trilho de madeira com capuz cinza põe geralmente consiste em três a sete ovos esbranquiçados manchados de marrom, ligeiramente brilhantes, embora as ninhadas consistindo em cinco ovos sejam as mais comuns.
Eles são incubados por ambos os sexos, cada um em turnos de seis a oito horas, por cerca de 20 dias. Em cativeiro, o macho incuba durante o dia e a fêmea durante a noite.
Alimentação do saracura-três-potes
Esta ave alimenta-se à noite, comendo vários invertebrados e pequenos vertebrados . Enquanto nos manguezais , alimenta-se geralmente de caranguejos . Caso contrário, geralmente se alimentará de moluscos
Canto do saracura-três-potes
O Saracura-três-potes cinza tem um cacarejar alto e repetitivo, ouvido principalmente ao amanhecer e ao anoitecer: pop-tiyi pop-tiyi co-co-co-co-co ou chitico chitico cao-cao-cao .
Essas canções são frequentemente cantadas em coro ou dueto. A chamada de alarme é uma gargalhada áspera e alta ou um grito cacarejante. A chamada chitico chitico cao-cao-cao feita por este trilho é semelhante à chamada kui-ko do trilho de madeira marrom .