Saracura: características, alimentação, reprodução, hábitos e habitat
Saracura (Aramides saracura) é uma ave que pertence a família Rallidae conhecido como saracura-do-brejo, saracura-do-mato, três-coco, siricora, siricoia, sericora e três-potes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a saracura é uma ave de porte médio, semelhante a uma pequena galinha, seu tamanho médio quando adulta é de 25 até 30 centímetros e seu peso chega a 500 gramas.
Esta espécie de ave possui pernas e os pés vermelhos, e o tarso, parte posterior dos pés, é maior que o seu dedo médio.
Ela tem o pescoço e a cabeça cinza, o abdômen preto, o dorso castanho-ferruginoso e o biso é de um tom amarelo esverdeado.
Os machos e as fêmeas do saracura são muito semelhantes, tornando impossível diferenciar o sexo dos animais apenas pela aparência, é necessário examiná-los.
Características do saracura
A saracura do mato é uma ave que mede cerca de 34 centímetros de comprimento e pesa em torno de 540 gramas.
Além disso, esta espécie de saracura não apresenta dimorfismo sexual, porém o macho é um pouco menor que a fêmea.
Esta ave possui a plumagem azul acinzentado em seu pescoço, rosto e o peito.
Com relação aos olhos são vermelhos, e os dedos são curtos e as pernas longas, e ambos são vermelhos.
O seu bico é pontiagudo amarelo esverdeado e as costas são marrom esverdeado.
Além disso, esta ave vive aos pares ou formando pequenos grupos, é uma ave desajeitada que passa a maior parte do tempo no chão, andando ou correndo de um lado para o outro.
Reprodução da saracura
As saracuras são monogâmicos e ambos os pais cuidam da prole que normalmente são de 3 a 5 filhotes.
Além disso, o filhote de saracura ficará uma boa parte do dia escondido entre a vegetação, evitando assim os predadores.
Com relação ao ninho é feito com folhas e gravetos, poderá ser feito no chão ou em pequenas árvores, têm o formato de tigela, a uma altura variável entre 1 e 7 centímetros, em emaranhados de cipós ou arbustos, os ovos são beges com manchinhas marrons.
Alimentação
A alimentação do saracura consiste em capim, sementes, frutas, larvas de insetos, pequenas cobras d’água, pequenos peixes e crustáceos, sempre apanhados no chão, entre as folhas da mata ou do brejo, bem como na água rasa.
Um habito bastante comum em manguezais, é que ele se alimenta de pequenos crustáceos enfiando seu bico na toca dos mesmos com muita rapidez e eficácia.
Hábitos
Esta ave é encontrada em matas e capoeiras alagadas, muitas vezes a beira de rios (mas nem sempre), as vezes ela sai da mata para se alimentar em áreas abertas próximas.
Habitat
A saracura habita em margens dos rios, igarapés e de lagos, nos manguezais e pântanos, nas plantações de cana, nas matas úmidas e altas, além de outros lugares sempre com abundancia de água.
Fotos da saracura
Distribuição geográfica da saracura
A saracura é encontrada no sudeste do Brasil e nas partes vizinhas do Paraguai e Argentina.
Esta é a espécie de saracura mais comum nas matas serranas do sudeste do Brasil, e a única em maiores altitudes.