Saracuraçu (Aramides ypecaha) é uma especie de ave da família dos Rallidae que pertence ao gênero Aramides.
O trilho de madeira gigante parece ser residente durante todo o ano em toda a sua extensão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do saracuraçu
O saracuraçu tem 41 a 45 cm de comprimento e, possivelmente, até 53 cm. Duas fêmeas pesavam 640 e 765 g, os sexos são iguais.
Os adultos têm um grande bico amarelo mostarda, olhos vermelhos e pernas e pés vermelhos. Seu rosto na parte superior do peito é cinza azulado com um queixo branco.
A parte de trás do pescoço é vermelho-ferrugem, as costas verde-oliva e os abrigos da cauda superior e a cauda são pretos. Seus flancos, peito e barriga são rosa acastanhado. A plumagem juvenil não foi descrita.
Habitat do saracuraçu
O saracuraçu é encontrado no leste da Bolívia, centro-leste e sudeste do Brasil, Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina.
É uma ave de várzea, onde habita paisagens úmidas como brejos, brejos pouco arborizados, mata ciliar , campos e pastagens próximos a água e coberturas.
Reprodução do saracuraçu
A época de reprodução do saracuraçu não é conhecida. Faz um ninho de gramíneas e hastes de ervas daninhas em um arbusto ou vegetação emaranhada a um metro ou mais acima da água.
O tamanho da ninhada é de quatro ou cinco ovos. Os indivíduos cativos tiveram um período de incubação de 24 dias. Os filhotes deixaram o ninho após cerca de quatro dias e foram cuidados por ambos os pais por até nove semanas.
Alimentação do saracuraçu
Pouco se sabe sobre os métodos de forrageamento ou dieta do saracuraçu. Foi gravado cavando no solo e fotografado carregando uma cobra. Forrageia ao ar livre mais do que outros de seu gênero.
Canto do saracuraçu
O saracuraçu é altamente vocal, chamando durante o dia e a noite. Vários pássaros se reúnem e “criam um coro incrivelmente poderoso, até ensurdecedor, de gritos, guinchos e chiados”.