A saripoca-de-coleira (Selenidera reinwardtii) é uma ave da família Ramphastidae, também conhecido como araçari-poca-de-bico-laranja e araçari-poca-de-bico-verde.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Espécies
A saripoca-de-coleira possui duas subespécies são reconhecidas pelo IOC e pelo CBRO:
– Selenidera reinwardtii reinwardtii: Esta subespécie apresenta o bico vermelho e de ponta preta e ocorre na região amazônica do extremo noroeste do Brasil.
– Selenidera reinwardtii langsdorffii: Esta subespécie apresenta o bico com a metade basal cinza-esverdeado, ocorre no oeste do Brasil no lado sul do Rio Solimões para leste até Rio Madeira.
Características da saripoca-de-coleira
A saripoca-de-coleira mede 34 centímetros de comprimento e pesa entre 129 e 178 gramas, o macho tem a cabeça, peito e a parte superior do ventre pretos, a parte inferior é verde apagada.
Os olhos são amarelos e têm uma mancha preta, tanto na frente quanto atrás da pupila, ele também tem uma coleira amarela brilhante da qual recebeu seu nome, mas pode ser relativamente difícil de detectar.
O dorso e as asas são verde-oliva e o bico pode ser verde com ponta preta ou vermelho vivo com ponta preta, dependendo da subespécie.
A cauda é verde contrastando com a marrom, nas extremidades de dois ou três pares de retrizes centrais, e as fêmeas são igualmente marcantes, mas substituíram todo o preto no corpo por uma tonalidade marrom, além de um pouco mais curto bico e a região pós-ocular mais escura com fundo castanho-acinzentado.
Alimentação
A saripoca-de-coleira procura frutos, artrópodes, ovos e pequenos vertebrados nas copas das árvores e no estrato médio, por vezes voando em bandos mistos e se alimenta principalmente da embaúba e da figueira.
Reprodução da saripoca-de-coleira
O macho oferece frutos à fêmea durante a corte, eles utilizam cavidades em árvores para nidificar, localizadas, geralmente, de 2 a 4 metros de altura.
Habitat
A saripoca-de-coleira ele habita em matas de terra firme, matas de várzea e mata de transição, esta ave é solitário ou aos pares ou mesmo em pequenos grupos com até 4 indivíduos.
Canto da saripoca-de-coleira
O canto da saripoca-de-coleira lembra o coaxar de uma rã, como acontece com outras espécies do gênero, ele emite uma sequência de ruoc…ruoc…ruoc…ruoc… e os chamados incluem eh…uh…kik, os machos e fêmeas vocalizam sozinhos, ou seja, não fazem duetos.
Distribuição geográfica
A saripoca-de-coleira pode ser encontrada no Oeste do Brasil no lado sul do Rio Solimões para leste até Rio Madeira, também na Bolívia, Colômbia, Equador e Perú na Região amazônica do extremo noroeste do Brasil.