O saurá (Phoenicircus carnifex) é uma espécie de ave que pertence a família Cotingidae, conhecido popularmente como anambé, anambé-raio-de-sol-pequeno, saurá-fogo e uirá-tatá.
Além disso, esta espécie chega a medir até 21 cm de comprimento, com plumagem geral vermelha e secundárias pardas; a fêmea é esverdeada no dorso e acinzentada na garganta e peito.
O saurá é encontrada em parte da Amazônia e no estado brasileiro do Maranhão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do saurá
O saurá é uma ave que mede cerca de 21 cm de comprimento, o macho apresenta o alto da cabeça vermelho-brilhante, os lados da cabeça, pescoço e costas marrom-enegrecidos, garganta e peito marrom-avermelhados.
Por outro lado, o restante das partes inferiores vermelho-escarlate e a fêmea tem o alto da cabeça e a cauda vermelho-escuros, costas, asas, garganta e peito pardo-oliváceos, e o restante das partes inferiores avermelhado.
Reprodução do saurá
Esses ninhos desses pássaros são construídos usando cavidades naturais no tronco, às vezes rente ao solo.
Os saurás nascem escuros e têm uma aparência de lagarta em vez de um pássaro devido ao seu pelo longo e branco, o que os torna muito eficazes para a camuflagem.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutos, principalmente de açaí, a bacaba, o miri-miri e o breu branco.
Habitat
O saurá habita em nos estratos médio e inferior de florestas úmidas e campinaranas, ele vive normalmente solitário.
Fotos do saurá
Distribuição Geográfica
O saurá pode ser encontrada na Amazônia brasileira, tanto ao norte do Rio Amazonas, do Rio Negro ao Amapá – quanto ao sul – do baixo Rio Tapajós até o Maranhão.