Início » Aves » Sete-cores-da-amazônia: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e hábitat

Sete-cores-da-amazônia: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e hábitat

sete-cores-da-amazonia

O sete-cores-da-amazônia (Tangara chilensis) é uma ave que pertence a da família Thraupidae, também conhecido como saíra-paraíso, sete-cores e saixê.

sete-cores-da-amazonia
sete-cores-da-amazonia

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O sete-cores-da-amazônia vive em grupos de dez ou mais, frequentemente em associação com outras espécies, na copa das árvores.

Além disso este pássaro está presente na maior parte da Amazônia brasileira e também em todos os demais países amazônicos nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Subespécies

O sete-cores-da-amazônia possui quatro subespécies reconhecidas:

– Tangara chilensis chilensi: é encontrado do sudeste da Colômbia até o norte da Bolívia e no oeste da Amazônia brasileira.
– Tangara chilensis paradisea: é encontrado do leste da Venezuela até as Guianas e o norte do Brasil.
– Tangara chilensis caelicolor: é encontrado da Colômbia a Leste da Cordilheira dos Andes, nas regiões de Meta, Guainía e Vaupés até o sul da Venezuela e o noroeste do Brasil, na região dos rios Uaupés e Negro.
– Tangara chilensis chlorocorys: é encontrado na região central e norte do Peru, no vale do alto rio Huallaga.

Características do sete-cores-da-amazônia

características do sete-cores-da-amazonia
características do sete-cores-da-amazonia

O sete-cores-da-amazônia é um a espécie que mede cerca de 13,5 cm de comprimento, a cabeça é verde brilhante, pescoço e parte superior das costas e as asas são negros, mas a parte inferior das costas para a cauda é amarelo brilhante.

Além disso, a garganta é roxo ou violeta e o peito e turquesa barriga, uropígio é vermelho, pernas e pés cinza, e bico na cor negra e não apresentam dimorfismo sexual, os Jovens de peito e abdômen estriados de negro.

Reprodução do sete-cores-da-amazônia

O sete-cores-da-amazônia atinge a maturidade sexual aos 12 meses, a espécie faz ninho em formato de xícara, entre 5 e 20 m de altura.

A ave põe de 2 a 4 ovos branco-esverdeados com muitos pontos marrons e pretos, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação, os filhotes nascem após 15-17 dias.

Alimentação

alimentacao do sete-cores-da-amazonia
alimentacao do sete-cores-da-amazonia

Esta ave se alimenta de pequenos frutos e, eventualmente, de insetos.

Habitat

O sete-cores-da-amazônia habita em bordas de florestas de terra firme e de várzea, bem como nas capoeiras adjacentes, a ave vive em grupos de dez ou mais, frequentemente em associação com outras espécies, na copa das árvores.

Canto do sete-cores-da-amazônia

O Canto do sete-cores-da-amazônia é distinto e alto a sua voz é um assobio finíssimo, em sequências prolongadas, lembrando um sagüi, demonstrando que os pássaros mais coloridos têm uma vocalização pouco melodiosa.

Fotos do sete-cores-da-amazônia

 sete-cores-da-amazonia
sete-cores-da-amazonia
 sete-cores-da-amazonia
sete-cores-da-amazonia
 sete-cores-da-amazonia
sete-cores-da-amazonia

Distribuição geográfica

O sete-cores-da-amazônia pode ser encontrado na maior parte da Amazônia brasileira e também em todos os demais países amazônicos como Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.