Shag malhado: características, reprodução, habitat e alimentação
shag malhado ( Phalacrocorax punctatus ) é uma espécie de cormorão endêmica da Nova Zelândia que pertece a familia Phalacrocoracidae
Embora originalmente classificado como Phalacrocorax punctatus , é suficientemente diferente em aparência dos membros típicos desse gênero que por um tempo foi colocado em um gênero separado, Stictocarbo , junto com uma espécie semelhante, o shag Pitt .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Estudos genéticos subsequentes mostram que a linhagem do shag malhado está aninhada dentro dos shags típicos.
Características do shag malhado
O shag malhado é uma ave marinha de tamanho médio. Eles geralmente têm entre 64 e 74 centímetros (25 e 29 pol.) De altura e pesam entre 700 e 1.200 gramas.
Seus corpos são muito esguios e eles têm uma crista dupla preta e curva muito distinta crescendo em sua nuca e testa. Eles têm um bico longo e esguio, de cor marrom-alaranjada, em forma de gancho e pés amarelo-alaranjados. As penas em seus corpos são cinza e azul.
Os adultos apresentam pequenas manchas pretas no dorso e nas asas, que lhes deram o nome. Suas íris são marrons, enquanto o anel ao redor da íris é azul.
Eles têm uma pequena mancha de pele facial nua entre os olhos e o bico, que fica verde-azulado pouco antes da época de reprodução.
Além disso, adultos não reprodutores não têm cristas e têm partes inferiores mais pálidas.Os machos e as fêmeas são muito parecidos, quase não há dimorfismo sexual.
O dimorfismo sexual significa que os machos e as fêmeas de uma espécie parecem diferentes e podem ser facilmente diferenciados, o que não é o caso do shag malhado.
Reprodução do shag malhado
O shag malhado põe de um a quatro (geralmente três) ovos azuis com cobertura calcária, com ambos os pais protegendo continuamente os filhotes por cerca de 30 dias.
Os filhotes não deixam o ninho até que tenham pelo menos 52 dias de idade. Eles podem se reproduzir durante todo o ano.Quando o shag manchado eclode, ele fica completamente cego, nu e fraco e tem uma coordenação muito ruim.
Eles implorarão por comida aos pais, mas não serão capazes de orientá-la. Entre o 4º e o 6º dia, os olhos começam a se abrir e entre o 7º e o 11º dia a mendicância começa a se tornar mais direcionada ao pai.
Eles também se tornam muito mais fortes e começam a chamar alto. A penugem começa a cobrir o corpo e vai ficando mais espessa entre os dias 12 e 17.
Habitat do shag malhado
O shag shag malhado é endêmico da Nova Zelândia. Produz apenas nas costas da Nova Zelândia e algumas das ilhas offshore, sendo encontrado principalmente na Ilha Sul .
Grandes números podem ser encontrados na costa oeste e perto da Ilha Stewart , mas eles também habitam alguns lugares na Ilha Norte .
Durante a reprodução, eles podem ser encontrados principalmente em seus locais de reprodução, mas, caso contrário, estão mais dispersos em outras áreas costeiras.
Alimentação do shag malhado
O shag malhado alimenta-se principalmente de pequenos peixes e invertebrados marinhos.
Estado de conservação
A espécie é considerada não ameaçada. No entanto, embora a espécie tenha prevalecido no Golfo de Hauraki , suas populações sofreram um declínio significativo no século passado.
A análise de DNA indicou recentemente que as aves originárias das partes do norte da Nova Zelândia são geneticamente distintas, aumentando assim a preocupação com o declínio contínuo das espécies dentro e ao redor de Auckland.