Shriketit oriental (Falcunculus frontatus) é uma especie de ave da família dos Falcunculidae que pertence ao gênero Falcúnculo.
O shriketit oriental foi descrito pela primeira vez pelo ornitólogo inglês John Latham em 1801 sob o nome binomial Lanius frontatus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do shriketit oriental
O shriketit oriental tem 15–19 cm de comprimento total, com envergadura de 24–29 cm, os machos pesam 26,5–40 g e as fêmeas 23–33 g.
O shriketit oriental tem manto, dorso e garupa que variam de marrom-oliva a verde-oliva, as partes inferiores são amarelas.
A cabeça apresenta largas manchas brancas separadas por uma espessa linha preta dos olhos com outra faixa preta percorrendo a coroa, do bico até a nuca, o macho tem uma crista erigível, possui um bico grande para alavancar e retirar a casca.
A garganta do macho é preta, enquanto a da fêmea é marrom-oliva, os juvenis têm um padrão de cabeça semelhante ao dos adultos, mas a garganta, o peito e a barriga são branco-amarelados e as asas são mais marrons.
Habitat do shriketit oriental
O seu habitat preferido é a copa das florestas de eucaliptos e bosques abertos e, em menor extensão, povoamentos de mallee , pinheiro-cipreste , árvore-do-chá costeira e Banksia .
Também é encontrado em árvores ao longo de rios e ocasionalmente em florestas tropicais. É sedentário ou localmente nômade.
Distribuição geográfica
O shriketit oriental é endêmico da Austrália. É encontrada nos planaltos de Atherton , no estado tropical de Queensland, ao sul, através de Nova Gales do Sul e Victoria, incluindo a bacia Murray-Darling , até a cordilheira Mount Lofty e a Península Fleurieu, no sul da Austrália.
É mais comum no centro-norte e litoral de Victoria e no leste da Great Dividing Range em Nova Gales do Sul; sua presença em Queensland é mais dispersa.
Reprodução do shriketit oriental
A época de reprodução do picanço oriental vai do final de agosto ao início de janeiro, com uma ninhada dupla usual no norte de sua área de distribuição e uma ninhada única mais comum no sul mais frio.
O ninho é um copo profundo de fibra de casca preso com teia de aranha e forrado com grama fina e líquen. Geralmente é colocado entre os galhos mais altos de uma muda de eucalipto, de 5 a 30 m acima do solo, onde fica protegido do alcance de predadores.
Uma ninhada de 2 ou 3 ovos, esbranquiçados com manchas marrons ou cinza-ardósia, e medindo 24 mm × 15 mm, É incubada por 15 ou 16 dias principalmente pela fêmea.
Os filhotes são altriciais e nidícolas, emplumando 14 a 17 dias após a eclosão e depois cuidados por ambos os pais (predominantemente a fêmea) por 3 a 6 meses.
Alimentação do shriketit oriental
O shriketit oriental forrageia discretamente, seja em pares ou em pequenos grupos na copa das árvores, alavancando-se e rasgando cascas com seu bico forte para revelar presas de aranhas , besouros e larvas de insetos .
Canto do shriketit oriental
O chamado do shriketit oriental é um assobio fraco, suave e lúgubre, soando como whiert, whit-whit, wheeir. Ele também emite gritos repetidos, gaguejando ou rindo, descritos como “bater na porta”, e pode imitar perfeitamente muitas espécies em seu habitat.