O Sisão (tetrax tetrax) é uma ave da família dos Otididae que pertence ao gênero dos Tetrax tem aproximadamente do tamanho de uma galinha
O sisão, de 40 a 45 cm de comprimento, atinge um peso de 500 a 900 g e uma envergadura de 83 a 91 cm. A Sisão é encontrada no sul da Europa em Espanha, Portugal, sul da França e Sardenha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Essa espécie apanha sementes, grãos, rebentos, raízes e insectos do solo. Fora da época de reprodução, a ave vive em bandos maiores.
O Sisão foi anteriormente distribuído na Alemanha, Polónia, Áustria, República Checa e Eslováquia, bem como na Hungria como ave reprodutora.
Características do sisão
O sisão, de 40 a 45 cm de comprimento, atinge um peso de 500 a 900 g e uma envergadura de 83 a 91 cm.
O pescoço do galo é preto profundo com duas listras brancas. A cabeça e a garganta são cinza chumbo, a parte superior do corpo é marrom arenosa com manchas escuras e a parte inferior é branca.
As fêmeas e os machos de plumagem lisa são cor de areia na parte superior com manchas pretas. Barriga e peito são de cor branca.
Em voo, a ave apresenta comprimento médio, asas arredondadas com primárias levemente arqueadas e muito branco no topo das asas e secundárias. Em contrapartida, as pontas das primárias e capas são pretas.
Reprodução do sisão
A sisão nidifica uma vez por ano, de abril a junho. Durante o ritual de corte, o macho abre as penas do pescoço, mostra as asas e dá saltos curtos no ar sobre a vegetação.
A chamada de namoro é um trrr grunhido alto que é repetido a cada dez segundos. A fêmea põe de três a cinco ovos em uma cavidade bem coberta no solo.
Habitat do sisão
A Sisão é encontrada no sul da Europa em Espanha, Portugal, sul da França e Sardenha. A população europeia continua a diminuir.
Populações locais na Península Balcânica e provavelmente também no continente italiano já estão extintas. No norte da França, a espécie é uma ave de verão.
Fora da Europa, vive no norte da África e nas estepes entre o Mar Negro e o Lago Balkhash . Até agora, a tendência negativa da população tem sido menos pronunciada lá.
O Sisão habita paisagens relvadas e cultivadas, muitas vezes em locais secos e pedregosos. Dependendo da população, é uma ave migratória ou um bastão.
Alimentação do sissão
Esta espécie é onívora e alimenta-se de sementes , gramíneas , insetos e outros pequenos animais.
Estado de conservação
A espécie, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN , está atualmente próxima da ameaça devido à perda progressiva de seu habitat natural .
A nível nacional consta da lista do Anexo I da Lei Regional de 29 de Julho de 1998, n. 23 da Sardenha como espécie protegida e, portanto, sua matança, captura ou perturbação é proibida .
A nível internacional, em vez disso, está incluído no Apêndice II da Convenção de Berna . Está também incluída no Anexo I da Directiva 79/409/CEE do Conselho, de 2 de Abril de 1979, relativa à conservação das aves selvagens .