Sisão de crista parda ( Lophotis gindiana ) é uma ave de tamanho médio da África Oriental pertencente à família Otididae .
As populações são estáveis e a espécie é a menos preocupante. A maioria das abetardas desta família são sexualmente dimórficas ; o macho e a fêmea diferem na coloração e tamanho da plumagem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do sisão de crista parda
A sisão de crista parda é uma ave de tamanho médio da África Oriental que pode atingir até 60 cm ou 24 polegadas de altura. Em comparação com outras abetardas africanas, esta espécie é relativamente pequena.
Sisão de crista parda machos pesam entre 675 e 900 gramas. Os machos maduros exibem uma faixa preta que se estende da garganta ao peito. A plumagem masculina é cinza ou amarelada, exceto pela faixa preta e parte inferior escura do corpo.
A maioria das abetardas desta família são sexualmente dimórficas ; o macho e a fêmea diferem na coloração e tamanho da plumagem.Na fêmea, a linha visível na garganta é mais opaca e a coloração cinza geral vista no macho é substituída por um marrom claro.
Como resultado do comportamento de permanência no solo, as aves não possuem um dedo traseiro e não pousam.
A espécie recebe o nome da crista de pena colorida mostrada nos machos, mas que não está presente nas fêmeas. Quando as asas da ave são estendidas, uma grande mancha branca é visível sob cada asa.
Habitat do sisão de crista parda
A Sisão de crista parda é sedentária e pode ser encontrada em matagais espinhosos e habitats áridos de desertos pedregosos.
No Quênia, favorece climas áridos a semiáridos e está ausente de áreas subúmidas na faixa costeira.
É diferente da maioria das abetardas porque é menos provável de ser visto em gramíneas altas, preferindo ecossistemas estabelecidos em solos pedregosos ou arenosos. A coloração da fêmea oferece ótima camuflagem nesses habitats.
Reprodução do sisão de crista parda
para serem selecionados por uma fêmea para o acasalamento. O macho voa até 30 metros para cima, estola e cai com as asas dobradas. Antes de atingir o solo, abre as asas no último momento e pousa abruptamente no chão.
Exceto durante a exibição para o acasalamento, tanto os machos quanto as fêmeas voam relutantemente, preferindo fugir do perigo.
Uma sisão de crista parda fêmea em cativeiro foi observada carregando seus filhotes recém-nascidos na tentativa de deslocá-los deliberadamente.
A galinha carregou um pintinho de cada vez sob sua asa para realocá-lo e depois o soltou no local desejado. Não se sabe se este comportamento é comum entre os indivíduos desta espécie.
As abetardas põem 1 ou 2 ovos em ninhos situados no chão.
Alimentação do sisão de crista parda
Em cativeiro, as Sisão de crista pardas foram alimentadas com camundongos, larvas de farinha, grilos, maçã, repolho, verduras picadas, pellets de abetarda e pellets de aves de caça.
Canto do sisão de crista parda
O pássaro é mais ouvido do que visto. As vocalizações são descritas como poderosos assobios curtos. Durante a exibição, os machos produzem uma série de assobios altos acelerados, ou chamados de ‘kri-kri-kri’, que diminuem no final.