
Sisão do karoo ( Eupodotis vigorsii )é uma especie de ave da família dos Otididae que pertence ao gênero dos Eupodotis.
localizada e comum que ocorre no sul da Namíbia e na parte ocidental da África do Sul .

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A ave tem 56 a 62 cm de altura e pesa 1,1 – 2 kg. Em inglês , a ave é conhecida como Karoo Korhaan .
Características do sisão do karoo

O sisão do karoo mede 60 cm de comprimento, pesando 1600 g no macho e 1350 g na fêmea.No macho adulto, a cabeça, o pescoço e as partes superiores são marrom-acinzentadas com pequenas vermiculações pretas.
A parte inferior é mais pálida e fica branca rosada na barriga. O queixo e a garganta são pretos com uma estreita borda branca. Uma mancha preta também pode ser observada na região da nuca.
A cauda tem três finas barras escuras. A sisão do karoo se distingue da abetarda de Rüppell por seu pescoço mais marrom e diferentes padrões faciais.
A fêmea é menor que o macho, tem menos preto na garganta e as coberturas das asas são mais manchadas.
A subespécie E. v. namaqua , que vive no sul da Namíbia , tem uma plumagem mais clara e rosada.
Habitat do sisão do karoo

As sisão do karoo dos Vigores apresentam uma preferência marcada por regiões áridas, onde os solos pedregosos e arenosos estão cobertos por arbustos ou pequenos arbustos raquíticos.
Essas aves vivem quase exclusivamente em um biótopo conhecido pelo nome local de karoo , uma área geográfica específica que recebe uma quantidade de chuva que não excede 250 mm por ano.
Veja agora:
Geralmente são mais numerosos em regiões onde as chuvas caem no verão, enquanto, ao contrário, sua densidade é muito baixa em áreas irrigadas no inverno.
As sisão do karoo também ocasionalmente penetram em regiões de savana conhecidas como savanas , cobertas por arbustos mais altos.
Na Província do Cabo, ao longo da costa, chegaram a colonizar pastagens e campos de cereais em habitats de maquis ou fynbos . Mas este caso é verdadeiramente excepcional e representa quase o único exemplo em que esta espécie se aventura longe da vegetação típica do karu .
Reprodução do sisão do karoo

Na África do Sul, a época de reprodução vai de julho a abril, mas a maioria das ninhadas ocorre no verão, entre outubro e março. A sisão do karoo é monogâmica e os laços conjugais que unem os dois parceiros são fortes.
O ninho é uma depressão simples riscada no solo nu e muitas vezes pedregoso. A fêmea geralmente põe um único ovo , raramente dois.
O ovo é bege – verde -olivacom pequenas estrias marrons. Sua cor é extremamente enigmática e combina perfeitamente com o ambiente.
Uma vez adquirida a autonomia, os filhotes permanecem na companhia dos pais por um longo período que pode durar vários meses. Integram-se assim no grupo familiar e participam na defesa do território.
Alimentação do sisão do karoo

As sisão do karoo são principalmente aves vegetarianas . Em certos períodos do ano comem principalmente as flores das plantas Asteraceae , Brassicaceae e Mesembrianthemaceous .
Canto do sisão do karoo
Durante o dia esta espécie é pouco comunicativa, mas ao amanhecer e ao anoitecer pode-se ouvir seus duetos. Essas chamadas profundas lembram as das rãs . Eles são poderosos wrok-raks ou wrok-rak-raks. O macho acentua a primeira sílaba e a fêmea responde.
