Socó-mirim: características, reprodução, alimentação, habitat, canto e comportamento
Socó-mirim (Butorides virescens) é uma espécie de ave que pertence a família Ardeidae, conhecido popularmente de socó-estudante, soco-í, ana-velha, maria-mole, socó-criminoso, socó-mijão e socó-tripa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o socó-mirim é uma ave aquática muito comum em áreas alagadas, e geralmente nidifica solitário, podendo associar-se a outros indivíduos no período de reprodução, formando colônias de nidificação.
Características do socó-mirim
O socó-mirim tem cerca de 36 centímetros, é uma ave inconfundível, devido às suas pernas curtas e amarelas e pelo seu andar agachado, que pode exibir um eriçado topete azulado quando agitado.
Além disso, o socó-mirim é relativamente pequena, o pescoço é frequentemente puxado contra o corpo, e nos adultos têm um gorro preto esverdeado brilhante.
Em relação ao dorso esverdeado e asas que variam de preto acinzentado para verde ou azul, pescoço castanho com uma linha branca na frente, partes inferiores cinza e pernas amarelas curtas.
O bico desta ave é escuro com uma ponta longa e afiada, as fêmeas adultas tendem a ser menores que os machos e têm plumagem mais opaca e mais clara, principalmente na época de reprodução.
Reprodução do socó-mirim
Esta é uma ave que vive solitário o ano inteiro e no período reprodutivo, o socó-mirim costuma fazer seu ninho separado das demais aves da família ou mesmo da espécie, sendo raro encontrar colônias desse socó.
Esta ave constrói seu ninho sobre árvores ou arbustos nos brejais, e os ovos são esverdeados ou verde azulados às vezes brancos ou esbranquiçados, a fêmea põe 3 ou 4 ovos por ninhada, e o período de incubação é de 21 a 23 dias.
Habitat
O socó-mirim habita em praticamente qualquer lugar onde haja água, tanto no interior do continente como nos manguezais.
Comportamento
É uma ave migratória, o socó-mirim caminha furtivamente, com passos largos, como se estivesse procurando por perigo ou oportunidade.
Ele tem o habito de dobrar o pescoço e voar lentamente com as pernas esticadas. Normalmente, o bico é direcionado verticalmente para baixo no peito dentro de penas completamente escondidas.
O socó-mirim adora dias chuvosos e escuros e se sente confortável tanto de dia quanto de noite.
Canto do socó-mirim
O canto do socó-mirim é um kyow alto e repentino, ele também faz uma série de chamadas kuk mais moderadas.
Além disso, durante o namoro, o macho emite um chamado raah-rahh com o bico bem aberto, emite batidas de asas barulhentas e chama uuuum em vôo e, às vezes, chama ruuu para a fêmea antes de pousar novamente.
Enquanto está sentado, o canto do socó-mirim de namoro é um som de aaroo-aaroo também é dada.
Fotos do socó-mirim
Distribuição geográfica
O socó-mirim pode ser encontrado em todo o Brasil e nas regiões de clima quente ao redor do planeta, na América, África, Ásia, Austrália e ilhas do oeste do Oceano Pacífico.