Strelinha-de-cabeça-listada: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Strelinha-de-cabeça-listada (Regulus ignicapilla) é uma especie de ave da família dos Regulidae que pertence ao gênero dos Regulus.
O strelinha-de-cabeça-listada expandiu sua distribuição nos séculos XIX e XX, colonizando o norte da França, seguido pela primeira reprodução na Holanda em 1928 e na Dinamarca em 1961.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do strelinha-de-cabeça-listada
O strelinha-de-cabeça-listada é um pássaro pequeno e rechonchudo, com 9 cm de comprimento e envergadura de 13–16 cm, e pesa 4–7 gramas. Possui parte superior verde-oliva brilhante com uma mancha bronzeada em cada ombro, e parte inferior esbranquiçada lavada com cinza acastanhado no peito e flancos.
Possui duas barras nas asas brancas, um pequeno bico preto pontiagudo e pernas preto-acastanhadas. O padrão da cabeça é marcante, com uma faixa preta nos olhos, supercílio longo e branco e uma crista que é amarela brilhante na fêmea e principalmente laranja no macho.
Os sexos são muito semelhantes, exceto a cor da crista, embora a fêmea tenha uma plumagem um pouco mais opaca e, em média, um pouco menor. Os juvenis têm uma coloração acinzentada nas partes superiores mais opacas e não possuem a coroa colorida.
As outras marcas na cabeça estão presentes, mas são mais opacas do que no adulto. No primeiro inverno, apenas as penas de voo e da cauda permanecem sem mudas , e os pássaros jovens são virtualmente indistinguíveis dos adultos no campo.
Este reizinho geralmente salta com o corpo mantido horizontalmente e seu vôo é fraco e zumbido, com ocasionais giros evasivos rápidos.
Habitat do strelinha-de-cabeça-listada
Os strelinha-de-cabeça-listada vivem em florestas de coníferas e mistas, bem como em parques. Eles não estão tão ligados às florestas de coníferas quanto os goldcrests, mas também gostam de ficar nas copas das árvores.
Distribuição geográfica
A sua área de distribuição inclui o sudoeste e centro da Europa, bem como as montanhas do Norte de África e da Ásia Menor.
As aves reprodutoras migram de grandes partes da Alemanha e da Polónia para o sul de França, Espanha ou Norte de África em Outubro e regressam às suas áreas de reprodução em Abril.
Reprodução do strelinha-de-cabeça-listada
A época de reprodução vai de meados de abril até o final de julho. Os ninhos são profundos e densamente cobertos de musgo.
Eles geralmente são fixados na parte inferior de um galho. A ninhada consiste de sete a onze ovos. Eles são incubados por 14 a 17 dias. Os filhotes deixam o ninho cerca de três semanas após a eclosão.
Alimentação do strelinha-de-cabeça-listada
O strelinha-de-cabeça-listada é insetívoras , predando pequenos artrópodes com cutículas moles, como colêmbolos, pulgões e aranhas. Eles também se alimentam de casulos e ovos de aranhas e insetos e, ocasionalmente, pegam pólen.
Canto do strelinha-de-cabeça-listada
A chamada de contato consiste em três ou quatro notas agudas finas, semelhantes às de goldcrest, mas com um tom ligeiramente mais baixo, zit-zit-zit em vez de see-see-see. A música é uma sucessão de notas de canto em uma sequência mais longa e um pouco mais variada.
Normalmente há de 11 a 14 notas por música, tornando-se mais altas e rápidas, com as três notas finais ligeiramente diferentes das anteriores: zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zit-zirt.zirt.
A música geralmente dura de 0,5 a 2,5 segundos, menos que os 3,5 a 4,0 segundos do goldcrest, e pode ser repetida até oito vezes por minuto.
Em maio e junho, o canto é mais frequente depois do amanhecer, mas continua com menos frequência ao longo do dia. Mais tarde, na época de reprodução, o canto fica em grande parte confinado à manhã.