Suiriri-cavaleiro: origem, características, reprodução, alimentação e canto
O suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, conhecida também como suiriri-do-campo, bem-te-vi-coroa, bem-te-vi-do-gado entre outros.
Além disso, essa pequena ave ganha o seu nome por conta de um costume que ele tem de pousar sobre bois, antas, capivaras entre outros bovinos e equinos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O suiriri-cavaleiro faz seu ninho com gravetos, ele pode ser visto andando pelo chão. Habitando paisagens abertas, parques e campos.
Origem
O suiriri-cavaleiro ganha esse nome por conta de ter o hábito de pousar sobre bovinos e equinos.
Espécies
A ave tem três subespécies conhecidas:
- Machetornis rixosa obscurodorsalis que pode ser visto na Colômbia e Venezuela.
- Machetornis rixosa rixosa que pode ser visto no Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina.
- Machetornis rixosa flavigularis que pode ser visto na Venezuela, Caribé e Colômbia.
Características do suiriri-cavaleiro
O suiriri-cavaleiro pode chegar a medir cerca de 18 centímetros, possuindo um peito amarelo, a cabeça cinza e uma garganta de cinza mais claro. Além, disso ele tem uma íris vermelha e parte superior do corpo marrom.
Reprodução do suiriri-cavaleiro
Uma característica muito interessante da reprodução do suiriri-cavaleiro é que ele pode chegar a ocupar ninhos abandonados de joão-de-barro.
Além disso, os ninhos que eles mesmo constroem são feitos em árvores de até quatros metros de tamanho, utilizando gravetos.
Alimentação
O suiriri-cavaleiro pousa sobre bovinos e equinos para consumir os carrapatos e parasitas que ficam alojados sobre esses animais.
Canto
Habitat
O suiriri-cavaleiro pode ser observado em campos, áreas abertas e parques de cidades voando e até mesmo pelo chão. Sendo muito comumente visto no Brasil.
Fotos do suiriri-cavaleiro
Distribuição geográfica
O suiriri-cavaleiro é muito encontrado no Brasil, exceto na região Amazônica. Além disso, ele também pode ser visto em países como Venezuela, Uruguai, Bolívia e Argentina.