Aves

Surucuá-de-coleira: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 22/02/2023
reproducao do surucua-de-coleira

Surucuá-de-coleira ( Trogon collaris ) é uma espécie de ave trogoniforme pertencente ao gênero Trogon que faz parte da família Trogonidae .

surucua-de-coleira
surucua-de-coleira

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A IUCN avaliou o trogon de colarinho como sendo de menor preocupação. Tem uma população muito grande, embora não quantificada, e um alcance muito grande.

Características do surucuá-de-coleira

caracteristicas do surucua-de-coleira
caracteristicas do surucua-de-coleira

Surucuá-de-coleira têm plumagens masculinas e femininas distintas, com penas macias, muitas vezes coloridas. O trogon com colarinho tem cerca de 25 a 29 cm (9,8 a 11,4 pol.) De comprimento e pesa cerca de 41 a 64 g (1,4 a 2,3 onças).

Ambos os sexos têm rosto e garganta pretos. A coroa, nuca, costas e garupa do macho são verdes metálicos brilhantes. A asa dobrada apresenta vermiculação preta e branca .

O peito também é verde metálico com uma faixa branca separando-o do ventre e da cloaca vermelho vivo. A parte superior da cauda é verde com uma ponta preta e a parte inferior é listrada de preto e branco.

A fêmea é marrom oliva enquanto o macho é verde, a asa fechada é marrom com vermiculação preta e o ventre é de um vermelho mais opaco que o do macho. A parte inferior da cauda é cinza com algumas barras pretas e pontas brancas.

Habitat do surucuá-de-coleira 

habitat do surucua-de-coleira
habitat do surucua-de-coleira

Na América do Sul, o surucuá-de-coleira habita a floresta perene de várzea úmida , primária e secundária bem estabelecida . No México e na América Central, habita esses tipos de floresta e, além disso, florestas úmidas montanas , semidecíduas e de pinheiros perenes.

É encontrado a uma altitude de 2.400 m (7.900 pés) no México e 2.300 m (7.500 pés) na Costa Rica, mas nos Andes é principalmente abaixo de 1.300 m (4.300 pés) no Equador e 1.200 m (3.900 pés) no Peru .

Reprodução do surucuá-de-coleira 

reproducao do surucua-de-coleira
reproducao do surucua-de-coleira

A época de nidificação do surucuá-de-coleira é altamente variável em toda a ampla distribuição da espécie, começando em novembro na Guiana Francesa e até abril na Venezuela.

Nidifica em cavidades de madeira em decomposição ou ninhos de cupins arbóreos; a cavidade geralmente é tão rasa que grande parte da ave é visível. O tamanho normal da ninhada é de dois ovos. Ambos os sexos incubam os ovos e cuidam dos filhotes.

Alimentação do surucuá-de-coleira 

alimentacao do surucua-de-coleira
alimentacao do surucua-de-coleira

O surucuá-de-coleira come frutas pequenas (como bagas) e invertebrados, como lagartas, grilos, cigarras, besouros e fasmídeos.

Canto do surucuá-de-coleira 

O canto do trogon de colarinho varia geograficamente. As populações mexicana e centro-americana cantam um lamentoso 2-3 notado kyow’-kyow ou caow’ caow , e um kyow kyow-kyow mais rápido .

As canções sul-americanas são descritas como uma série de notas suaves assobiadas, geralmente com uma nota introdutória gaguejante: whi’whi whew-whew-whew . As chamadas incluem “um charr prolongado e um  chur-rrr bufante .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/02/Canto-do-surucua-de-coleira-.mp3?_=1

 

Sair da versão mobile