A talha-mar ( Rynchops niger) é uma ave marinha da família Laridae e ordem Charadriiformes, conhecido como corta-água, talha-mar-preto, corta-mar, bico-rasteiro, gaivota-de-bico-tesoura e paaguaçu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A talha-mar ocorre em todo o Brasil principalmente em regiões litorâneas, e nas Américas se distribui desde os Estados Unidos até a Argentina.
Subespécies
A talha-mar possui três subespécies reconhecidas:
– Rynchops niger niger: ocorre na costa dos Estados Unidos da América e México até a península de Yucatan.
– Rynchops niger cinerascens: ocorre da costa da Colômbia até a foz do rio Amazonas.
– Rynchops niger intercedens: ocorre nos grandes rios do leste do Brasil, do Maranhão até Mato Grosso, leste do Paraguai, Uruguai e no nordeste da Argentina até a Bahía Blanca.
Características da talha-mar
A talha-mar possui 50 cm de comprimento e pesa entre 235 g (fêmea) e 325 g (macho), tem partes superiores pretas como fuligem e uma testa branca, borda traseira das asas e partes inferiores.
O bico é predominantemente preto com uma pequena parte vermelha, coloração também presente nas patas da ave.
Durante a alimentação, voa baixo sobre a água com o bico constantemente aberto, aproximando-se de pequenos peixes e camarões capturados na superfície.
Prefere pescar ao entardecer e à noite, seja em águas claras ou barrentas, profundas ou rasas.
Além disso, a plumagem geral do talha-mar é preta e branca, sendo que a porção superior é negra, marcada com uma pequena margem branca, enquanto a parte inferior é branca.
Reprodução da talha-mar
Nidifica em colônias e cava buracos na areia das praias dos principais rios da Amazônia e do Centro-Oeste. Põe de 2 a 4 ovos amarelados mosqueados de marrom escuro, principalmente na extremidade maior, que incuba por 21-26 dias.
Alimentação
Costuma pescar ao entardecer e à noite, voando próximo à água e com a parte inferior do bico mergulhada como se estivesse arando, a uma velocidade de cerca de 36 km/h, apanha peixes e camarões perto da superfície sem nunca mergulhar a cabeça.
Habitat
A talha-mar habita em praias ao longo da costa, estuários, rios e lagos.
Fotos da talha-mar
Distribuição geográfica
O talha-mar é encontrado nos grandes rios e lagos do Brasil, sendo encontrado na costa durante as migrações, ocorre ainda desde os Estados Unidos até a Terra do Fogo, na Argentina.