Início » Aves » Taperuçu-escuro: características, habitat, reprodução e alimentação

Taperuçu-escuro: características, habitat, reprodução e alimentação

habitat do taperucu-escuro

Taperuçu-escuro (Cypseloides niger) é uma especie de ave da família dos Apodidae que pertence ao gênero dos Cypseloides.

Com um comprimento corporal de cerca de 18 centímetros, o andorinhão-preto é um dos andorinhões de tamanho médio. A plumagem é predominantemente marrom-escura – exceto na região da cabeça, onde a coloração é cinza e nitidamente mais pálida, principalmente na testa.

taperucu-escuro
taperucu-escuro

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A espécie é um migrante de média a longa distância . A área de reprodução se estende pelo oeste da América do Norte, América Central e Índias Ocidentais , os quartéis de inverno estão no norte e oeste da América do Sul.

Características do taperuçu-escuro

caracteristicas do taperucu-escuro
caracteristicas do taperucu-escuro

O comprimento do corpo é de cerca de 18 centímetros, é significativamente maior do que os representantes das espécies que se reproduzem na América Central.

Ao examinar os andorinhões norte-americanos, os comprimentos das asas medidos foram em média de 169 milímetros e o peso foi de 46 gramas. As medições na Costa Rica revelaram, por outro lado, uma média de 160 milímetros para o comprimento da asa e cerca de 35 gramas para o peso.

A franja da parte superior da cabeça é cinza escuro e mostra as bordas das penas cinza claro e claro. As tampas da garganta e das orelhas têm uma cor fuliginosa marrom-acinzentada, o queixo é mais claro. A coloração clara da cabeça contrasta com uma mancha ocular escura.

A superfície superior atrás da nuca é marrom-escura, a garupa e as coberturas superiores da cauda parecem um pouco mais claras. A coloração da garganta marrom-acinzentada se estende até o meio da área do peito, abaixo da qual a plumagem é marrom-escura.

Franjas indistintas de penas marrom-acinzentadas podem ser vistas na parte inferior, principalmente no caso de plumagem recém- muda . As penas de vôo são mais claras na parte inferior do que na parte superior.

Habitat do taperuçu-escuro

habitat do taperucu-escuro
habitat do taperucu-escuro

Os taperuçu-escuros migram para fora da América do Norte após a época de reprodução. Ainda não está claro onde a maioria das aves passa o inverno, embora algumas das aves tenham sido rastreadas até o sul do Brasil.

Algumas das aves nas Índias Ocidentais parecem ser residentes permanentes. Eles são migrantes do final da primavera para a área de reprodução, com os criadores do Colorado não chegando até o final de maio até junho.

Grandes bandos de migrantes são vistos ocasionalmente na primavera e no outono, mas muito raramente muito ao sul da área de reprodução dos EUA.

Reprodução do taperuçu-escuro

reproducao do taperucu-escuro
reproducao do taperucu-escuro

Seu habitat de reprodução é frequentemente associado à água. Os pássaros costumam nidificar em altas falésias , seja acima das ondas do oceano ou atrás ou próximo a cachoeiras .

O ninho é feito de galhos e musgo colados com lama . Eles também usarão samambaias e algas marinhas , se disponíveis. O tamanho da ninhada é de um ovo, com incubação com duração de 23 a 27 dias.

Os filhotes recém-nascidos provavelmente são alimentados várias vezes ao dia, mas os filhotes mais velhos geralmente apenas uma vez ao dia por cada pai, geralmente ao entardecer. Os adultos passam a noite empoleirados no local do ninho ou próximo a ele.

Alimentação do taperuçu-escuro

alimentacao do taperucu-escuro
alimentacao do taperucu-escuro

O taperuçu-escuros come insetos voadores , principalmente formigas voadoras e besouros , geralmente se alimentando em pequenos grupos.

Estado de conservação do taperuçu-escuro

A espécie tem um grande alcance e uma grande população, mas acredita-se que esteja diminuindo de forma relativamente acentuada em números, possivelmente devido às mudanças climáticas e aos pesticidas .

Desde 2018, portanto, a união internacional de conservação IUCN categoriza as espécies como vulneráveis ​​(VU).

taperucu-escuro
taperucu-escuro

 

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.