Tartaranhão-pintado: características, reprodução, alimentação, ameaças e habitat
Tartaranhão-pintado (Circus assimilis) é uma ave de rapina da Australásia da família Accipitridae, conhecido como harrier-manchado ou falcão da fumaça.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma das maiores famílias de aves com 233 espécies em 67 gêneros incluídos na família em todo o mundo.
Características do tartaranhão-pintado
O tartaranhão-pintado é uma ave de rapina esbelta e de tamanho médio, com as fêmeas adultas crescendo até 61 cm.
Os pássaros adultos e juvenis têm uma juba facial semelhante à de uma coruja que cria a aparência de uma cabeça curta e larga e longas pernas amarelas.
As asas desta espécie têm pontas pretas distintas e a cauda é distintamente listrada e ligeiramente em forma de cunha, os machos adultos são muito menores que as fêmeas, crescendo até um máximo de 55 cm.
Reprodução do tartaranhão-pintado
Um ninho do tartaranhão-pintado é construído em uma árvore é o método de escolha para harriers malhados.
Ele se reproduz na primavera ou às vezes no outono, colocando uma ninhada de 2 a 4 ovos, o período de incubação é de 33 dias, com os filhotes permanecendo no ninho por vários meses após a eclosão, e o tempo de geração é estimado em 10 anos.
Ameaças
O tartaranhão-pintado é ameaçado principalmente pelo desmatamento e degradação de habitats adequados para alimentação e reprodução.
Essas ameaças também se estendem às principais espécies de presas que afetam suas densidades, a reprodução e o pastoreio são as principais ameaças, juntamente com o envenenamento secundário por raticidas e pindona, um veneno usado para controlar coelhos.
Alimentação
Esta espécie de tartaranhão é uma ave carnívora que se alimenta principalmente de mamíferos terrestres, como bandicoots, bettongs e roedores, bem como pequenos pássaros e répteis e, ocasionalmente, grandes insetos.
Habitat
Esta ave habita em pastagens abertas, florestas abertas incluindo as de acácia e mallee, florestas ribeirinhas interiores, pastagens e arbustos.
Além disso, ele pode ser mais comumente encontrado em pastagens nativas, no entanto, também é visto em terras agrícolas e áreas úmidas interiores para fins de forrageamento.
Estado de conservação
Por causa de sua distribuição extremamente ampla e população grande e estável, o tartaranhão-pintado foi designado como uma espécie de menor preocupação pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Distribuição geografica
O tartaranhão-pintado é nativo da Austrália e Indonésia, no entanto populações errantes foram vistas em Timor-Leste.