Tecelão baya: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Tecelão baya (Ploceus philippinus) é uma especie de ave da família dos Ploceidae que pertence ao gênero dos Ploceu.
Bandos dessas aves são encontrados em pastagens, áreas cultivadas, matagais e vegetação secundária e são mais conhecidos por seus ninhos pendurados em forma de retorta, tecidos com folhas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tecelão baya
O tecelão baya são do tamanho de um pardal e em sua plumagem não reprodutiva, tanto os machos quanto as fêmeas se assemelham às fêmeas dos pardais domésticos .
Eles têm um bico cônico robusto e uma cauda curta e quadrada. Machos e fêmeas não reprodutores são muito semelhantes: marrom-escuro com listras amareladas na parte superior, sem listras esbranquiçado abaixo, sobrancelha longa e de cor amarelada, bico da cor do chifre e sem máscara.
Os machos reprodutores têm uma coroa amarela brilhante, máscara marrom escura, bico marrom escuro, partes superiores são marrom escuro com listras amarelas, com peito amarelo e amarelo-creme abaixo.
Habitat do tecelão baya
O tecelão baya ocorre do Paquistão, passando pela Índia, até o sudoeste da China, por todo o Sudeste Asiático e ao sul, até Sumatra e Djawa.
Lá habita savanas, bordas de florestas, campos de grãos, mas também é encontrada em montanhas como o Himalaia até 1.400 metros de altitude.
Reprodução do tecelão baya
Os machos desta espécie constroem ninhos em forma de saco nas árvores Acácia, Dalbergia e Prosopis, a 3 metros do solo. Esses ninhos de colônia feitos de folhas de palmeira e folhas de grama podem conter até 200 indivíduos.
A parte superior é redonda e na parte inferior existe um longo tubo de entrada. O interior está forrado de lama. Como as fêmeas são muito exigentes, o macho constrói de 2 a 5 desses ninhos. O macho acasala com várias fêmeas.
Após o acasalamento, a fêmea põe de 3 a 5 ovos e os incuba por até 2 semanas. Somente a fêmea fornece aos filhotes larvas de insetos, aranhas e diversas sementes de plantas. Após 15 a 17 dias, os filhotes deixam o ninho e se juntam à colônia.
Os machos só adquirem a coloração adulta aos 2 anos de idade, as fêmeas após apenas um ano. A primeira ninhada não ocorre até o segundo ano de vida.
Alimentação do tecelão baya
Os tecelões Baya são pássaros sociais e gregários, eles procuram sementes em bandos, tanto nas plantas quanto no solo.
Canto do tecelão baya
Seus chamados são um chit-chit-… às vezes terminando em um chiado cheee-eee-ee que é produzido por homens em um coro. Um canto de menor intensidade é produzido na estação não reprodutiva.