O tecelão-de-bico-fino (Ploceus pelzelni) é uma espécie de ave da família Ploceidae, a espécie é encontrado na África central e ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie encontrado em área de distribuição que inclui habitats húmidos em pântanos, áreas cobertas com papiros e grandes gramíneas perto de corpos de água, mas também terras cultivadas e várias áreas arborizadas entre 700 e 1700 m de altitude.
Características do tecelão-de-bico-fino
O tecelão-de-bico-fino é uma aves de pequeno porte, que se semelha com um pardal, este grupo apresenta dimorfismo sexual significativo, sendo os machos mais coloridos e distintos.
Além disso, as fêmeas das várias espécies são muito parecidas, com plumagem baça e acastanhada, o que torna a sua identificação quase impossível com base apenas no aspecto exterior.
Reprodução do tecelão-de-bico-fino
O ninho do tecelão-de-bico-fino possui a estrutura principalmente o modo de fixação ao ramo de árvore e forma da abertura, é um bom critério para a identificação das espécies de Ploceus.
Além disso, a época de reprodução é de julho a agosto em Gana, de junho a setembro no Togo, de maio a outubro na Nigéria, e a ninhada consiste em 2-3 ovos brancos puros, às vezes rosa.
Alimentação
A alimentação do tecelão consiste principalmente de insetos, incluindo lagartas e formigas.
Habitat
O tecelão-de-bico-fino habita em zonas úmidas, incluindo pântanos, pântanos e manguezais, e às vezes em savanas ou matagais adjacentes.
Canto do tecelão-de-bico-fino
O canto do tecelão-de-bico-fino possui notas altas e emite um som de “chet” e uma música escaldante de estática de rádio, a música do macho é descrita como cacarejos pontuados com assobios de “si-si-si”.
Distribuição geografica
O tecelão-de-bico-fino é encontrada na África Oriental e Ocidental em Angola, Benin, Gabão, Quênia, Ruanda e Uganda.