O tecelão-de-cabeça-branca ( Dinemellia dinemelli) é uma ave da família dos ploceidios, conhecido como tecelão de búfalo, é uma ave nativa da África Oriental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tecelão-de-cabeça-branca
O tecelão-de-cabeça-branca tem 170 a 190 m de comprimento e 57 a 85 g de peso, além de sua cabeça e partes inferiores brancas, ele tem uma garupa vermelho-alaranjada viva e coberturas infracaudais.
Além disso, as suas coxas são marrom-escuras e tem faixas brancas estreitas podem ser encontradas nas asas, especialmente quando estica as asas para os lados.
Ambos os sexos são semelhantes em plumagem e difíceis de diferenciar, e o bico é cônico e preto.
Reprodução do tecelão-de-cabeça-branca
Os casais reprodutores de tecelão-de-cabeça-branca são monogâmicos e os ninhos são construídos juntos, a época de reprodução está relacionada com as chuvas e varia de acordo com as condições locais.
Os materiais do ninho são empurrados juntos, não entrelaçados, para formar um oval de 570 milímetros de largura.
Um tubo de entrada curto se abre para baixo e fica a cerca de 2 a 4 metros acima do solo. Materiais macios revestem as partes internas do ninho, que geralmente tem vários cômodos, com galhos espinhosos defensivos do lado de fora.
Alimentação
O tecelão-de-cabeça-branca se alimenta de insetos perturbados.
Habitat
Esta espécie de tecelão é nativo dos países africanos e habita em savana e matagais, mas especialmente arbustos secos e acácias.
Canto do tecelão-de-cabeça-branca
O tecelão-de-cabeça-branca tem vários chamados e o som às vezes é de papagaio skwieeer, kiiyerr, um “tew” repetitivo e sonoro.
O canto do tecelão-de-cabeça-branca são variáveis, como risadas e assobios, podem ser ouvidos nos locais de reprodução e descanso e alguns cantos são lentos e prolongados, eles também fazem trinados tsu-weely-weely-wair.
Fotos do tecelão-de-cabeça-branca
Distribuição geografica
O tecelão-de-cabeça-branca é encontrado em países africanos da Etiópia, Quênia, Somália, Sudão, Tanzânia e Uganda.