Tentilhão-azul da Gran Canaria: características, reprodução, alimentação e canto
Tentilhão-azul da gran canaria ( Fringilla polatzeki ) é uma espécie de ave passeriforme da família Fringillidae do gênero Fringilla.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Há muito tempo é considerado uma subespécie do tentilhão de Teide ( Fringilla teydea ) da ilha de Tenerife , mas estudos recentes sugerem o status da espécie, que é reconhecido pelas listas de verificação atuais (IOC, HBW e BirdLife Taxonomic Checklist, Birds do Mundo).
Características do tentilhão-azul da gran canaria
O tentilhão-azul da gran canaria atinge um comprimento corporal de 16 a 17 cm. O peso médio dos machos é de 28,3 g, das fêmeas – 27, g. O macho adulto é menor que o tentilhão do Teide. As asas são mais curtas e o bico é ligeiramente mais curto.
A testa é mais preta com uma faixa preta mais pronunciada. O tampo é mais opaco e mais cinza-oliva. As pontas dos élitros médios e maiores são significativamente mais largas e com um branco mais contrastante.
A fêmea do tentilhão-azul da gran canaria é mais clara e menos cinza no queixo e no peito do que a fêmea do Teide. O abdômen é em grande parte branco. Os pássaros jovens se assemelham à fêmea.
Eles são um pouco mais escuros, com barras nas asas amarelo-acastanhadas mais opacas e um bico preto mais curto.
Habitat do tentilhão-azul da gran canaria
O tentilhão-azul da gran canaria habita florestas dominadas pelo pinheiro das Canárias ( Pinus canariensis ), onde ocorre principalmente em altitudes entre cerca de 700 m e 1200 m.
Como regra, é mais numeroso em áreas com vegetação rasteira bem desenvolvida.
Reprodução do tentilhão-azul da gran canaria
Um estudo detalhado publicado em 2008 descobriu que a oviposição geralmente começa entre meados de abril e final de maio e atinge o pico em meados de maio.
O ninho é construído pela fêmea sozinha durante um período de 10 a 14 dias, aparentemente sempre num pinheiro das Canárias, a cerca de 5,5 a 23,8 m acima do solo.
A ninhada geralmente consiste em dois, em casos excepcionais, três ovos. Eles são azul claro, finamente marcados com manchas vermelhas escuras e manchas pretas isoladas. Têm 20,8 a 23,8 mm de comprimento e 16 a 17 mm de largura. Seu peso é de 3,2 g.
Eles são colocados com 24 horas de intervalo e a incubação é realizada apenas pela fêmea. O período de incubação começa com a conclusão da ninhada e dura de 14 a 16 dias. O período de ninhego é de 16 a 18 dias. Os filhotes geralmente são alimentados apenas pela fêmea.
Alimentação do tentilhão-azul da gran canaria
O espectro alimentar não é bem estudado. A espécie depende das sementes do pinheiro das Canárias. Outros componentes dietéticos incluem outras matérias vegetais e invertebrados.
Canto do tentilhão-azul da gran canaria
O canto é mais agudo que o do tentilhão do Teide, os tons são bissílabos e mais musicais. Um verso de aproximadamente 2 segundos que consiste em uma série descendente de notas suaves de duas sílabas.
Seguidas por uma sílaba mais longa que é visivelmente mais suave ou mais abafada do que o crescendo de Teidefink e, às vezes, quase imperceptível.