Tentilhão de Laysan ( Telespiza cantans ) é uma especie de ave da família dos Fringillidae que pertence ao gênero dos Telespiza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um dos quatro honeycreepers havaianos com bico de tentilhão restantes e está intimamente relacionado com o menor tentilhão de Nihoa.
O tentilhão Laysan é nomeado para Laysan , a ilha para a qual era endêmica em sua descoberta.
Características do Tentilhão de Laysan
O tentilhão de laysan mede 19cm de comprimento, pesando 32-35g. Estas aves assemelham-se bastante ao dom-fafe dos pinhais ou ao afins palila , de aspecto rechonchudo e robusto, cabeça arredondada, bico grosso e atarracado, enganchado na parte superior e com as pontas ligeiramente cruzadas, patas fortes e robustas .
A libré tem dimorfismo sexual : os machos, de fato, têm plumagemamarelado na cabeça, peito, ventre e flancos, enquanto o dorso, garupa, asas e cauda são verde-oliva, a parte inferior do corpo é branca e entre o dorso e a nuca há um característico crescente cinza.
As fêmeas, por outro lado, têm uma extensão menor da coloração amarela em favor de uma cor marrom-oliva e, em geral, uma libré mais opaca. Em ambos os sexos, o bico é cor de marfim com a ponta mais escura, as pernas são cor de carne e os olhos são castanhos escuros.
Habitat do tentilhão de Laysan
O habitat do tentilhão de laysan é representado por áreas arbustivas próximas à costa e por praias com presença de cobertura vegetal esparsa (principalmente naupaka ).
Distribuição geográfica
Como pode ser adivinhado pelo nome comum , o tentilhão Laysan habita a ilha de Laysan , no nordeste do arquipélago havaiano : no entanto, a espécie não é mais endêmica da ilha desde 1967 , quando uma pequena população foi introduzida em Pearl Atol e Hermes , onde sobrevive até hoje.
Reprodução do tentilhão de Laysan
São aves monogâmicas , que formam casais estáveis a partir de janeiro. O ninho em forma de taça é construído por ambos os parceiros a partir do mês de março.
Dentro do ninho, a fêmea costuma colocar 3 ovos (a deposição ocorre quase sempre em maio), que ela mesma encarrega de incubar, enquanto o macho fica próximo ao ninho e se encarrega de encontrar comida para ambos: o a incubação dura cerca de 16 dias, ao final dos quais eclodem filhotes cegos e sem penas , cuidados por ambos os pais.
Os filhotes estão prontos para emplumar por volta da terceira semana de vida, mas geralmente permanecem no ninho por mais três semanas antes de partirem permanentemente.
Alimentação do tentilhão de laysan
A dieta do tentilhão de laysan é omnívora e altamente oportunista: embora privilegie a componente vegetal da dieta, com sementes maduras e verdes, flores, folhas, bagas, caules, rebentos e raízes que normalmente são incluídos no seu menu
Estado de conservação
Seus números diminuíram drasticamente após a introdução dos coelhos em 1903. Seu extermínio permitiu que a espécie reconstituísse sua população, que caiu de 1.000 indivíduos em 1928 para cerca de 11.000 hoje.