Tentilhão degolado: características, reprodução, alimentação e habitat
O tentilhão degolado (Amadina fasciata ) é uma espécie de ave que pertence à família Estrildidae, qual também fazem parte os manons o diamante-estrela e outros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o tentilhão degolado tem o temperamento dessa ave é dócil, sendo que eles vivem mais em grupos, contudo eles podem tornar-se hostis no período de acasalamento.
Características do tentilhão degolado
Uma das principais características desta ave é a sua plumagem predominantemente bege, onde cada pena tem uma pequena linha preta que causa um efeito de escama.
Outra característica desta ave que ajuda a distinguir entre machos e fêmeas, é que o macho tem uma mancha vermelha abaixo do pescoço, daí seu nome comum.
Possui bico em forma de cone e patas levemente rosadas. É uma ave pequena que mede cerca de 12 centímetros.
No que respeita à restante coloração, a sua cauda é geralmente cinzenta, sendo a região da garganta mais clara do que o resto do corpo.
Reprodução do tentilhão degolado
O tentilhão degolado fêmea coloca até 5 ovos por postura sendo que o tempo de incubação demora entre 13 a 14 dias.
Além disso, os ovos são chocados tanto pela mãe quanto pelo pai que se revezam durante esse período de incubação.
No entanto, demora cerca de 30 dias para que os filhotes fiquem bem emplumados e com mais alguns dias podem sair do ninho, e os filhotes não possuem as penas de adulto, a qual irá ganhar após alguns meses.
Alimentação
Esta ave exótica alimenta-se principalmente de sementes e uma variedade de insetos, incluindo larvas e minhocas, mas também tende a se alimentar de alguns tipos de frutas.
A alimentação é um dos principais fatores que contribuem para que a ave decapitada aumente ou diminua a expectativa de vida e produza filhotes saudáveis.
Fotos do tentilhão degolado
Distribuição geografica
O tentilhão degolado é um pássaro geralmente encontrado no continente Africano, especialmente África do Sul, Senegal e Gambia, preferindo ficar em regiões áridas da savana.