Tentilhão-montês (Fringilla montifringilla) é uma pequena ave passeriforme da família Fringillidae, conhecido também como galo do norte e tentilhão da montanha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tentilhão-montês é uma ave migratória, frequentemente visto em bandos muito grandes, ele se caracteriza pelo bico cónico e pela plumagem preta e cor-de-laranja.
Esta espécie nidifica no Norte da Europa (Fino-Escandinávia) e inverna principalmente na Europa Central, em Portugal é um invernante raro, ocorrendo em números muito diferentes de ano para ano.
Relativamente comum a invernante raro, nidificando principalmente em florestas de abetos na Escandinávia e na Rússia, inverna em vários habitats florestais (principalmente faias), áreas relativamente abertas e áreas agrícolas com sebes, e por vezes visita jardins.
Semelhante em tamanho e forma ao tentilhão, mas com uma cabeça distintamente acinzentada a preta, peito laranja e bico que fica amarelado no inverno, tem uma garupa branca visível em voo.
Características do tentilhão-montês
O tentilhão-montês é ligeiramente menor que o tentilhão comum, medindo cerca de 14-15 cm, a coloração varia muito com a estação, e os machos têm a parte superior escura com bordas marrom-claras na coroa e no dorso no inverno.
No verão, o macho tem a coroa e o dorso totalmente pretos, a parte inferior é sempre laranja no peito e pálida no abdômen, a fêmea tem cores ligeiramente mais suaves.
A extensão de laranja no peito da fêmea é menor e a parte superior é mais clara que a do macho, este não tem uma coroa preta, mas marrom clara com duas listras escuras que vão da coroa à nuca.
Ambos os sexos apresentam listras brancas nas asas durante o vôo, mas, ao contrário do tentilhão comum, não apresentam listras brancas nas laterais da cauda.
Reprodução do tentilhão-montês
O tentilhão-montês constrói o ninho em forma de taça num pinheiro, geralmente junto ao tronco, ele põe uma postura entre os meses de maio-Junho com 5-7 ovos.
Alimentação
O tentilhão-montês se alimenta de sementes e bagas, sendo muita vezes observado em alimentação conjunta com tentilhão comum.
Habitat
É uma ave que habita vários habitats e pode ser observada em charnecas, florestas, campos e sebes, é uma espécie migratória que vive na Escandinávia no verão e no inverno em outras regiões da Europa.
Em Portugal há anos em que se encontram em grande número e outros em que a sua visualização é difícil.
Fotos do tentilhão-montês
Distribuição geografica
O tentilhão-montês pode ser encontrado em todas as florestas do norte da Europa e leste do Paleártico, no sul da Europa, norte da África, norte da Índia, norte do Paquistão, China e Japão.