Teque-teque: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Teque-teque (Todirostrum poliocephalum) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero Todirostrum.
É endêmica do Brasil , ocorrendo desde o sul da Bahia até Santa Catarina . Mede em média 8,8 centímetros e pesa em média 6,8 gramas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do teque-teque
O teque-teque é uma ave muito pequena, medindo de 9 a 10 cm de comprimento. A íris é amarelo-alaranjada. Bico em forma de espátula, como todos de seu gênero.
É muito reminiscente do sagüi-comum ( Todirostrum cinereum ) , de distribuição mais ampla ; apresenta uma mancha amarela muito característica no lorum , é mais oliva (não apenas cinza) no dorso e a cauda é oliva sem bordas brancas.
Abaixo é amarelo. Cabeça e coroa cinza-azulado escuro.
Habitat do teque-teque
O teque-teque é considerada bastante comum em seus habitats naturais . Ocorre na Mata Atlântica, tanto costeira quanto nas encostas e em altitude, e em matas nubladas.
Até 1350 m de altitude. Aproximadamente 80% de sua área está dentro da Mata Atlântica, mas também se estende por vales de rios em áreas fechadas no oeste de São Paulo e centro de Minas Gerais.
Reprodução do teque-teque
Constrói seu ninho pendular , de 30 cm de comprimento , pendurado na ponta dos galhos.
Alimentação do teque-teque
O teque-teque alimenta-se de pequenos frutos e insetos que captura no ar.
Comportamento
É muito semelhante ao sagüi-comum, com o qual ocorre localmente no Brasil, mas tende a ser mais arborizado.
É basicamente uma ave arborícola, que às vezes desce bem baixo; vivaz, cauda erguida e agitada, às vezes bem alta nas pernas. Anda em pares e geralmente não se junta a bandos mistos.